Arquivo do blog

segunda-feira, 18 de março de 2024

POR QUE JULGAMOS TANTO O NOSSO SEMELHANTE?


 PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Jo 8,1-11)(18/3/24)

.
1. Caríssimos, meditando as leituras desta liturgia, vemos como é fácil acusar e condenar os outros, mesmo carregando culpas maiores que as deles. Na verdade, isso não passa de projeção psicológica dos próprios pecados ou ainda o querer justifica-los. 
.
2. Ora, ninguém faz algo sem alguma intenção ou no mínimo sem querer algo em troca; a não ser que aja por inspiração divina no exercício de algum ato de bondade ou de misericórdia; fora disso, é deixar-se conduzir pelo maligno que é sempre contra Deus, contra o próximo e contra nós mesmos.
.
3. O fato é que vivemos num campo minado por todos os lados, pelas mais diversas tentações, cuja intenção principal é nos levar ao pecado e à morte que ele traz. Todavia, tanto na primeira leitura como no Evangelho de hoje, as armas que Deus nos concede para vencermos as tentações são a oração, a fidelidade e a coerência na prática da Sua Palavra, porque são sinais da sua presença em nossa vida.
.
4. No Evangelho de hoje Jesus desafia os inquisidores que queriam que ele condenasse a mulher adúltera: "Quem dentre vós não tiver pecado, seja o primeiro a atirar-lhe uma pedra”. Com isso o Senhor nos mostra que todos somos pecadores e que a Sua Divina Misericórdia é o único meio pelo qual somos perdoados e livres de todos os males.
.
5. Decerto, escutemos então o nos diz o Senhor: "Sede misericordiosos, como também vosso Pai é misericordioso. Não julgueis, e não sereis julgados; não condeneis, e não sereis condenados; perdoai, e sereis perdoados; dai, e dar-se-vos-á. Colocar-vos-ão no regaço medida boa, cheia, recalcada e transbordante, porque, com a mesma medida com que medirdes, sereis medidos vós também." (Lc 6,36-38).
.
6. Portanto, caríssimos, façamos um teste simples e direto, passemos pelo menos cinco minutos sem julgar seja quem for, seja o que for... Serão cinco minutos de silêncio interior para sentirmos o quanto precisamos da misericórdia do Senhor, e quanto precisamos ser misericordiosos. 
.
Paz e Bem!
.
Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox