Arquivo do blog

domingo, 2 de novembro de 2008

O Carisma Franciscano no chão da America latina e Caribe!

Recordar é viver fazer memoria de uma realidade sempre viva e atual em nosso tempo que se encarnou na história a partir deste chão latino americano e caribenho onde vivemos e nos movemos. Foi nesta certeza que celebramos a festa do carisma em comunhão fraterna com toda América latina e caribe na terra de santa cruz palco acolhedor da família franciscana do continente.

Reviver os sonhos de Francisco e Clara a partir do chão em que vivemos é uma grande missão, mais requer muita coragem e vigor,caminhar nos passos de Francisco e clara em nosso tempo significa acolher a vida, promover a paz primeiro consigo mesmo depois com o mundo,defender e lutar pelos direitos humanos , levantar a bandeira da igualdade entre todos,ir contra o sistema excludente,romper com as injustiças sociais, lutar por um mundo mais fraterno pois este foi o sonho de Jesus e que Francisco tomou como sendo seus.

Recordar a caminhada do carisma é fazer memoria de tantas pessoas que neste chão fizeram história,franciscanos e franciscanas fieis ao carisma evangélico marcaram o tempo e a história neste chão latino americano e caribenho. Acolheram em suas vidas a proposta do evangelho que chama,consagra e envia a reconstruir a igreja de Deus, como não lembrar de irmã Dulce " anjo bom da Bahia" a principio terceira franciscana,tornou-se missionária da maê de Deus sempre ao lados dos pequenos seu olhar alcançava os mais pobres e excluídos a quem amou até o fim. Frei Damião de bozzano frade capuchinho que deixou sua terra, a Itália e partindo como missionário franciscano chegou ao Nordeste Brasileiro, quantas pessoas ele acolheu com sua benção e sensibilidade missionária.

Assim foram muitos que nestes 800 anos de caminhada marcaram nossa história com o espírito de fraternidade minoridade e pobreza evangélica se empenharam na construção de um tempo novo,sonharam e lutaram pela realização destes sonhos doando suas vidas na totalidade da entrega como franciscanos e franciscanas ou mesmo simpatizantes do carisma.Quem não se lembra de dom Hélder camera pastor segundo o coração de Deus que viveu seu ministério todo entregue pala causa dos pobres, dom Luciano medes "o irmão do outro" sabia acolher a todos com um olhar sereno e atento as necessidades de cada pessoa , madre Teresa de Calcutá mulher solidária cheia de amor, exemplo de entrega total,irmã Doroty que com sua vida doada tornou-se companheira fiel e defensora da vida foi uma luz para o seu povo sofrido como missionária além fronteiras,santos dias da silva, Tito de Alencar,margarida Alves... concerteza se tornaram aprendizes na escola de são Francisco como simpatizantes do carisma beberam da fonte do santo evangelho.

O carisma continua sua caminhada em cada um de nós que sonhamos e lutamos na construção de outro mundo possível.Caminhamos como iluminadores da história pois nossa presença deve iluminar as realidades que se encontram ameaçadas pelo sistema desumano que fere e mata a vida, Francisco e Clara vive em cada pessoa que luta e constrói mundo novo de paz e justiça. Queria recordar um refrão que todos cantamos na celebração do carisma " Francisco e clara o nosso mundo tem sede de paz vem conduzir-nos a fonte viva que seca jamais..." esta é a nossa missão sempre e por isso celebramos como família fraterna os 800 desta luz dom de Deus para a vida do mundo.

Celebramos uma caminhada marcada pela graça de Deus que iluminou Francisco e Clara no começo desta história mais que durante oito séculos se manteve presente fortalecendo e entusiasmando aqueles a quem ele chamou e chama todo dia, a continuar a caminhada e os sonhos!

paz e bem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox