Arquivo do blog

sexta-feira, 26 de março de 2010

O Sentido da Páscoa em São Fancisco

Frei Ennis Cláudio, OFM Conv
São Francisco é conhecido por suas inúmeras quaresmas; sua vida é marcada por momentos de abstinências, jejuns e orações. Esses apresentam os gestos íntimos que São Francisco praticava para viver, entender e contemplar o mistério da Encarnação, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo. Estas características imprimirão em Francisco um caráter de homem penitente.

Os resultados dessas penitências eram riquíssimas obras de caridade em favor dos irmãos e de todas as pessoas que ele encontrava pelas cidades. Ou seja, após as quaresmas, Francisco levava muitos que estavam pelos caminhos, tristes, fatigados e abatidos à ressurreição, a uma mudança de postura de vida. O Francisco penitente se torna o homem feito oração.

Mediante tantas graças realizadas em sua vida e na vida de todos aqueles que Francisco encontrava pelo caminho, e sendo estes reconduzidos ao caminho do Senhor, o homem feito penitência louvava e agradecia a Deus por não olhar os pecados dos homens, mas sim o desejo de voltarem à Casa do Pai. Quantos não retornaram à vida pelo testemunho evangélico de Francisco! Mediante tamanho mistério de Amor São Francisco tornava-se o home do louvor.

No final de sua vida, Francisco pede que sobre o seu corpo, sejam jogadas cinzas como sinal de penitência, que leiam o evangelho de São João em sinal de uma vida evangélica e, por fim que cantem o “Cântico do Irmão Sol”, sinal de uma vida agradecida por tudo o que lhe ofertou. E, estes dons emergem como sinal profícuo da graça cotidiana.

Não encontramos em Francisco momentos isolados de oração, louvor e penitência, mas encontramos nele uma íntima ligação com o mistério da Encarnação, cruz, Morte e Ressurreição de Cristo. Assim, a Páscoa franciscana não é um momento, mas um movimento de encontro com o Deus da vida, o Deus que nos acolhe, nos lava e purifica e, por fim coloca em nosso dedo um anel, refazendo a aliança.

Que possamos retomar a aliança com Deus que se manifesta na mais perfeita aliança: a Trindade.

Texto enviado por nossa Irmã Ministra Claudete Leutz Martins, OFS

Extraído de http://ofsvilaclementinosp.blogspot.com/2010/03/o-sentido-da-pascoa-em-sao-fancisco.html acesso em 25 mar. 2010.

Ilustração: Cristo resucitado / Medina Ayllón. Barcelona : Iglesia de san Paciano, 1985. Extraído de http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Cristo_Resucitado-San_Paciano.jpg acesso em 25 mar. 2010.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox