Arquivo do blog

sábado, 6 de março de 2010

Os planos de Pedro Bernadone e os Planos de Deus


Francisco nasceu em 1181 ou 1182, em Assis, Itália. Era filho de Pedro Bernardone, mercador de tecidos, e de Dona Pica. Recebeu, no batismo, ocorrido na catedral de São Rufino, o nome de João. Seu pai, ao regressar da Provença, mudou para Francisco (Francesco, Pequeno francês ou Francês), em homenagem à França, aonde ia abastecer-se de panos.
Seu nome foi uma jogada política e econômica do pai. O Sonho de Pedro Bernardone era grande. Seu filho seria um grande comerciante. O nome Francisco facilitaria o acesso aos franceses. Foi também uma homenagem a esposa, Dona Pica, que era de origem francesa.
Bernadone abastecia sua loja com os melhores panos da França. E seu “pequeno Francês” continuaria a visão empresarial do Pai.
Bernadone foi um pai responsável. Buscou ver sua família encaminhada e com prosperidade. Trabalhava com o zelo e conforto da família. Não desejava ver seus filhos passarem fome. Sua função era dar estabilidade e honra para a sua posteridade. Por isso também pensou em enviar Francisco as Cruzadas para que o mesmo alcançasse o título de cavaleiro. Foi um bom pai. No filme italiano do diretor Fabrizio Costa, Clara e Francisco (lançado no Brasil pela Editora Paulinas em 2008), o papel de Pedro Bernadone é muito bem retratado. Retrata a sua angústia, sua força, seu egoísmo e seu amor em levar um cobertor para Francisco quando este estava morrendo.
Pedro Bernadone tinha planos para seu filho. Ele só não contava com o fato de que Deus tinha outros planos.
O pai da terra queria seu filho rico. O pai do céu por sua vez deseja seu filho rico espiritualmente. Transformou Francisco no homem mais rico da história da Igreja. Considerado pelos leitores da Time como a maior personalidade do segundo milênio. Um homem rico de Deus. Rico do céu. Rico do Evangelho. Rico de santidade. Rico de compromisso com o Senhor Jesus. Rico no exemplo. Rico no despojamento. Rico em sua conversão e fidelidade ao Pai eterno.
Bernadone não sabia que O coração do homem pode fazer planos, mas a resposta certa dos lábios vem do SENHOR – Pv 16.1.
Francisco pega caminhos diferentes dos sonhos do pai. Ele faz uma opção em ser pobre. Totalmente pobre. Pobre como Jesus na cruz. Seu pai não entende, mas Francisco se transforma no homem segundo o coração de Deus.
Quais são os planos que você tem para sua própria vida?
Cuidado! Deus pode ter planos totalmente diferentes. Busque o que está no coração de Deus. Viver segundo Deus é melhor.

Irmão Edson Cortasio Sardinha, oesi – Pastor Metodista – edsoncortasio@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox