Arquivo do blog

quinta-feira, 20 de agosto de 2020

"MUITOS SÃO OS CONVIDADOS ;POUCOS OS ESCOLHIDOS"


PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Mt 22,1-14)(20/08/20)
.
"Muitos são os chamados, mas poucos são os escolhidos." Ora, por que isso acontece? A parábola contada por Jesus no Evangelho de hoje responde a essa pergunta. A vida é o maior presente que de Deus recebemos, e é com ela que vamos ao seu encontro a cada passo dado para a eternidade. De fato, a primeira vocação humana é o chamado à vida; a segunda é o chamado à santidade em Cristo Jesus para com Ele participarmos do Reino dos Céus.
.
O grande problema que se apresenta é a falta de convivência com o Senhor por meio da fé e da prática das virtudes infundidas por Ele em nossas almas. A primeira delas é o livre arbítrio, que consiste no poder de fazermos escolhas e decisões tendo em vista o bem de todos; a segunda, é a obediência à Sua Palavra, único caminho de perfeição que nos leva à vida eterna.
.
Na primeira leitura o Senhor, por meio do Profeta Ezequiel, promete aos que retornam ao seu convívio um novo coração; escutemos então o Senhor: "Eu vos darei um coração novo e porei um espírito novo dentro de vós. Arrancarei do vosso corpo o coração de pedra e vos darei um coração de carne; porei o meu espírito dentro de vós e farei com que sigais a minha lei e cuideis de observar os meus mandamentos." (Ez 36,26-27).
.
De fato, quando nos deixamos conduzir pelo Espírito do Senhor à uma vida de oração e penitência, perdemos o fascínio dos vícios; e ganhamos a graça da perseverança na prática das virtudes que nos leva à santidade no seguimento de nosso Senhor Jesus Cristo.
.
Portanto, caríssimos, como vimos na parábola que meditamos, todos foram convidados, mas poucos ouviram e responderam à altura da dignidade do convite. Destarte, bem-aventurados os que aceitam participar do sublime banquete nupcial do Filho de Deus amado, o Cordeiro imolado, que tira o pecado do mundo.
.
Paz e Bem!
.
Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox