Arquivo do blog

domingo, 23 de agosto de 2020

"O CÉU E A TERRA PASSARÃO, MAS AS MINHAS PALAVRAS NÃO PASSARÃO"


Homilia do 21°Dom do tempo comum (Mt 16,13-20)(23/08/20)
.
Caríssimos, por nossa naturalidade facilmente nos acostumamos com o que simpatizamos e rejeitamos prontamente tudo o que não nos agrada, e ainda afirmamos: isso é normal em nosso modo de ser. Todavia, quando se trata da vivência da fé, tudo muda, pois, esta consiste em viver segundo a Vontade de Deus, num amor sem igual a Ele sobre todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos.
.
Na Evangelho de hoje Jesus nos ensina que o essencial da vida é conhece-lo tal qual o Pai no-lo revela como o revelou a Pedro. Ora, não se trata de ter uma noção de quem é Jesus, mas de conhece-lo e conviver com Ele no íntimo de nossas almas, porque é dessa convivência que nasce o verdadeiro amor fraterno, pelo qual nos unimos uns aos outros no seio de Sua Santa Igreja.
.
Com efeito, o que mais nos chama a atenção nesse Evangelho de hoje são estas duas frases: "a minha Igreja" e "as chaves do Reino dos Céus". Após a profissão de fé de Pedro, disse Jesus: "Por isso, eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra construirei a minha Igreja, e o poder do inferno nunca poderá vence-la. Eu te darei as chaves do Reino dos Céus: tudo o que tu ligares na terra será ligado nos céus; tudo o que tu desligares na terra será desligado nos céus."
.
São Paulo se referindo à Igreja como esposa de Jesus, disse: "Cristo amou a Igreja e se entregou por ela, para santifica-la, purificando-a pela água do batismo com a palavra, para apresentá-la a si mesmo toda gloriosa, sem mácula, sem ruga, sem qualquer outro defeito semelhante, mas santa e irrepreensível." (Ef 5,25-27). Desse modo, a Igreja jamais poderá ser concebida fora dessas palavras.
.
A outra frase de igual importância é: "Eu te darei as chaves do Reino dos Céus: tudo o que tu ligares na terra será ligado nos céus; tudo o que tu desligares na terra será desligado nos céus." Ora, Jesus é Deus conosco, a Sua Palavra é a Palavra do Pai (cf. Jo 14,24), desse modo, a Sua Palavra é irrevogável, isto é, ela se cumpre na íntegra.
.
Portanto, caríssimos, Pedro hoje é o Santo Padre, o Papa Francisco, e isso é inegável, porque, como disse o Senhor Jesus: "O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras não passarão." (Mt 24,35).
.
Paz e Bem!
.
Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox