Arquivo do blog

domingo, 8 de agosto de 2021

A FÉ QUE REMOVE MONTANHAS...


 PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA

(Mt 17,14-20)(07/08/21)


Caríssimos, a fé é um dom do Espírito Santo que recebemos no batismo, por isso, precisamos cultiva-la para que dê frutos de salvação. Ora, por ser um dom gratuito, não podemos rete-lo como algo que possuímos, mas como meio pelo o qual o Espírito Santo realiza as suas obras em nossa vida. De fato, é por ela que recebemos todas as graças e bênçãos. E como vimos na primeira leitura, ela nasce do amor a Deus sobre todas as coisas.


Existem várias passagens bíblicas que se referem ao dom da fé, como por exemplo: "Sem fé é impossível agradar a Deus" (Hb 11, 6). "A fé é o fundamento da esperança, é uma certeza a respeito do que não se vê." (Hb 11,1). Aliás, todo capítulo onze desta Carta aos Hebreus se refere aos exemplos de fé que o Senhor Jesus nos dá para que o sigamos fielmente até ao fim rumo ao Reino dos Céus.


De certo, um dos pecados mais graves que impede a salvação das almas é a incredulidade, porque é um fechar-se em si mesmo, e também para a prática das virtudes que nos identificam como filhos e filhas de Deus. Ora, e por incrível que pareça, é uma das tentações mais frequentes; por ela os homens julgam negativamente Deus e o rejeitam, e com isso, afundam na lama fétida do egoísmo e da perdição eterna de suas almas.


No Evangelho de hoje, "os discípulos aproximaram-se de Jesus e lhe perguntaram em particular: “Por que nós não conseguimos expulsar o demônio?” Jesus respondeu: Porque a vossa fé é demasiado pequena." Ora, Ele disse isso depois que os discípulos fracassaram no combate contra uma enfermidade que paralisava uma criança, impedindo-a de viver livremente. 


Todavia, por causa de tal impotência, fruto da ausência da fé, peçamos ao Senhor que aumenta a nossa fé, pois, como Ele mesmo disse: "Sem mim nada podeis fazer." (Jo 15,5). Ó Senhor, da-nos permanecer em Ti para que tudo o que fizermos, seja sempre para o bem e a salvação de todos.


Portanto, caríssimos, eis alguns dons do Espírito Santo que nos ajudam no cultivo do dom da fé: o amor a Deus sobre todas as coisas; a vida de oração, e a perseverança nela, bem como meditamos no Evangelho de são Lucas: "Propôs-lhes Jesus uma parábola para mostrar que é necessário orar sempre sem jamais deixar de fazê-lo." (Lc 18,1). 


Desse modo, evitamos o pecado da incredulidade, pois, a respeito do mesmo o Senhor Jesus nos alertou: "Mas, quando vier o Filho do Homem, acaso achará fé sobre a terra?" (Lc 18,8). De fato, crer é confiar que Deus tudo pode realizar infinitamente além do que podemos por nós mesmos.


Paz e Bem!


Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox