Arquivo do blog

sexta-feira, 27 de agosto de 2021

O TEMPO ESTÁ SE APROXIMANDO, PRECISAMOS DAR UMA RESPOSTA...


 PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Mt 25,1-13)(27/08/21)


Caríssimos, a liturgia de hoje, como sempre, é cheia de significados que nos indicam como estamos nos preparando para o encontro definitivo com o esposo, isto é, nosso Senhor Jesus Cristo. O primeiro deles é o de que estamos a caminho, pois, somos peregrinos sem volta, indo ao encontro d'Aquele que nos julgará dignos ou não de entrarmos com Ele na festa de suas bodas, no Reino dos céus.


O segundo significado é este: a lâmpada que ilumina a nossa estrada é a lâmpada das nossas almas alimentadas com o azeite das virtudes eternas recebidas no batismo, dentre elas, a fé, a esperança e a caridade; acompanhadas da bondade, justiça, verdade, perseverança na oração, na prática das obras de misericórdia, na humildade e mansidão. 


Na primeira leitura são Paulo nos indica ainda o azeito da pureza de nossos corpos com o qual precisamos encher a lâmpada das nossas almas, diz ele: "Meus irmãos, eis o que vos pedimos e exortamos no Senhor Jesus: vivei na santidade, afastai-vos da impureza. Deus não nos chamou à impureza, mas à santidade. Portanto, desprezar estes preceitos não é desprezar um homem e sim, a Deus, que nos deu o Espírito Santo." (cf. 1Ts 4,1-8).


Com efeito, escutar o Senhor Jesus contando-nos essa parábola e po-la em prática, é nos deixar conduzir pela sabedoria do Espírito Santo e nos tornar como aquelas virgens sábias que ao romper da aurora de imediato entraram com o esposo na festa das suas bodas.


Quanto às virgens imprudentes, são aquelas almas que também receberam todas as virtudes, mas por falta do cultivo das mesmas deixaram esvasiar suas lâmpadas e como sempre, tentaram em vão se aproveitar das virtudes alheias, perdendo, com isso, todas as oportunidades que lhes foram dadas.


Portanto, caríssimos, que esse ensinamento do Senhor Jesus nos leve a corrigir o que em nosso modo de ser e estar no mundo ainda não é em conformidade com a sua santa vontade, pois, o tempo está se esgotando, e o noivo está se aproximando, está às portas, e precisamos dar-lhe uma resposta como a deram as virgens sábias desta parábola.


Paz e Bem!


Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox