Arquivo do blog

quarta-feira, 11 de agosto de 2021

SANTA CLARA, ROGAI POR NÓS...


 PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA

(Mt 18,15-20)(11/08/21)


Caríssimos, a Santa Igreja hoje celebra a memória de santa Clara de Assis, e nós franciscanos e clarissas, celebramos sua solenidade, em gratidão e reconhecimento de sua doação total a Deus seguindo o exemplo de nosso seráfico pai, são Francisco de Assis. "A sua vida foi de grande austeridade, mas rica em obras de caridade e de piedade. Morreu em 1253." Foi canonizada dois anos após sua morte (1255) pelo o Papa Alexandre IV.


"Santa Clara nasceu em Assis (Itália), no ano de 1193. No ano de 1212, quando tinha apenas dezoito anos, a jovem abandonou o seu lar para seguir Jesus mais radicalmente. Para isso, foi ao encontro de Francisco de Assis na Porciúncula e teve seus lindos cabelos cortados, como sinal de entrega total ao Cristo pobre, casto e obediente." (Canção Nova).


Desse modo, tornou-se cofundadora com são Francisco de Assis, da Ordem das Damas Pobres de são Damião (Clarissas). Assim de família rica que era, assumiu a virtude da pobreza, vivendo doravante da Providência Divina, isto é, sem nada de próprio, em castidade e obediência; imersa na contemplação dos mistérios de Cristo pobre, nascido da Virgem Mãe numa gruta em Belém e morto numa cruz, reconhecendo nestes mistérios a mão de Deus, que liberta os seus filhos e filhas dando-lhes a ressurreição dos mortos.


Certa feita, santa Clara escreveu numa carta a santa Inês de Praga um pouco da sua experiência contemplativa: "Feliz a quem foi dado participar do sagrado convívio, de forma a aderir com todas as veras do coração àquele cuja beleza as santas multidões dos céus admiram sem cessar. Sua ternura comove; sua contemplação fortalece; sua benignidade cumula, sua suavidade satisfaz, sua lembrança ilumina docemente, seu odor revitaliza os mortos, e a sua gloriosa visão encherá de gozo os habitantes da Jerusalém do alto." 


Portanto, caríssimos, findo este pequeno sermão de hoje com a letra de uma canção que fiz em homenagem a Santa Clara, que é um espelho da sua vocação: Tu és Clara de Deus como o dia eterno, santo e fraterno é o teu coração. O teu nome irradia do Altíssimo a beleza, esplendor da realeza, de sua imensidão. Filha muito amada, por graça e vocação; digna do Senhor que te deu a salvação. Hoje e sempre serás Clara pelo exemplo de luz que te fez seguir a Cristo no Presépio e na cruz. Humildade em teu viver, preciosa és do Senhor, que deu em Seu amor, liberdade para crer.


Santa Clara, rogai por nós... 


Paz e Bem!


Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox