Arquivo do blog

quarta-feira, 18 de agosto de 2021

É MUITO TRISTE SE AFASTAR DE JESUS...


 PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Mt 19,23-30)(17/08/21)


Caríssimos, no Evangelho de hoje depois de ver o jovem rico se afastar dele tristemente, o Senhor Jesus disse: “Em verdade vos digo, dificilmente um rico entrará no reino dos Céus. E digo ainda: é mais fácil um camelo entrar pelo buraco de uma agulha, do que um rico entrar no Reino de Deus”. Ouvindo isso, os discípulos ficaram muito espantados, e perguntaram: “Então, quem pode ser salvo?” Jesus olhou para eles e disse: “Para os homens isso é impossível, mas para Deus tudo é possível”. 


De fato, essa Palavra do Senhor Jesus, pode ser motivo de espanto para todos aqueles que veem os bens transitórios como um fim em si mesmo, quando na verdade não passam de cinzas ao vento, bem como nos ensinou São Pedro: "Entretanto, virá o dia do Senhor como ladrão. Naquele dia os céus passarão com ruído, os elementos abrasados se dissolverão, e será consumida a terra com todas as obras que ela contém." (2Pd 3,10)


Com efeito, eis o motivo de tal dificuldade dos ricos entrarem no Reino dos céus, trata-se da Autossuficiência, que consiste em pôr a confiança nos bens materiais, como se eles fossem eternos; quando na verdade só servem para mergulha-lhos no abismo do egoísmo onde não existe espaço para a partilha solidária e o amor fraterno.


Mas, por que tantos buscam enriquecer a todo custo, inclusive pela via larga da corrupção? Exatamente porque se deixam enganar pela aparente ostentação que a ilusão da riqueza lhes oferece, ou seja, poder, fama, prazer, luxo e tudo mais que o dinheiro pode comprar. Todavia, como nos ensinou o Senhor Jesus: "De que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro se vier a perder sua vida?" (Mc 8,36)


Portanto, caríssimos, quem espera em Deus, já possui o que Ele promete, por isso, é livre para se entregar a Ele totalmente, porque nada põe em sua alma além da Sua Santa Vontade, e a disposição de servi-lo prontamente sem apegos à coisas ou pessoas, porém, cheios de entusiasmo e das virtudes que os faz perseverar até o fim na luta contra o pecado e no testemunho de nosso Senhor Jesus Cristo.


Paz e Bem!


Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox