Arquivo do blog

sexta-feira, 6 de agosto de 2021

FESTA DA TRANSFIGURAÇÃO DO SENHOR...


 Festa da Transfiguração do Senhor (Mc 9,2-10)(06/08/21)


Caríssimos, existem momentos da fé que professamos em que somos arrebatados pelo Senhor Jesus e levados a um verdadeiro êxtase, de modo que experimentamos uma tal consolação que é como uma centelha do céu aqui na terra, bem como Pedro, Tiago e João experimentaram no Monte Tabor. Todavia, não podemos esquecer que a maior parte do nosso viver se passa na penumbra da fé, isto é, no nosso humano de cada dia.


Com efeito, o Senhor Jesus é Deus com o Pai e o Espírito Santo, no entanto, quiz viver como um de nós para que vivêssemos com Ele viveu, isto é, fazendo a Vontade do Pai em tudo, bem como nos ensinou: "De mim mesmo não posso fazer coisa alguma. Julgo como ouço; e o meu julgamento é justo, porque não busco a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou." (Jo 5,30).


Ora, isso significa que tudo em nossa vida precisa ser de fato uma expressão da presença do Senhor Jesus, tal qual Ele nos ensina neste versículo: "Eu e o Pai somos um." (Jo 10,30). De fato, ao comunga-lo na Eucaristia, obviamente em estado de graça, somos transfigurados por Ele na real "imagem e semelhança de Deus" que somos.


De certo, ao celebrar a Festa da Transfiguração do Senhor, a Santa Igreja nos ensina que mesmo estando no mundo e em meio às suas tribulações somos chamados pelo Pai à subirmos com o Seu Filho, nosso Senhor Jesus Cristo, ao Monte Tabor para contemplarmos o Seu encontre entre Ele, e assim escutarmos a Sua voz, do mesmo modo como aconteceu com os três Apóstolos: "Então desceu uma nuvem e os encobriu com uma sombra. E da nuvem saiu uma voz: “Este é o meu Filho amado. Escutai o que ele diz!”


Portanto, caríssimos, as experiências de fé que fazemos no colóquio com o Senhor, são meios que nos fazem crescer na sua graça e no conhecimento do seu amor, e isto para amarmos uns aos outros e por esse seu amor participarmos da construção do Seu Reino neste mundo. 


Destarte, escutemos são João na sua primeira carta: "Que permaneça em vós o que tendes ouvido desde o princípio. Se permanecer em vós o que ouvistes desde o princípio, permanecereis também vós no Filho e no Pai. Eis a promessa que ele nos fez: a vida eterna." (1Jo 2,24-25).


Paz e Bem!


Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox