Arquivo do blog

segunda-feira, 6 de setembro de 2021

O QUE É PERMITIDO NO SÁBADO, FAZER O BEM OU FAZER O MAL?


 PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Lc 6,6-11)(06/09/21)


Caríssimos, por mais que nos esforçamos ou queiramos que somente o bem aconteça, enquanto aqui estivermos, haverá oposição ao bem que fazemos, mesmo que não nos agrade a mesquinhez dos nossos opositores e suas táticas malvadas; às vezes até mesmo por parte daqueles que dizem acreditar em Jesus e segui-lo.


De fato, a cegueira espiritual consiste em querer impor a própria vontade, mesmo conhecendo a vontade de Deus que é totalmente contrário à de quem assim procede. Com efeito, eis o que disse o Profeta Isaías: "Este povo me honra somente com os lábios; seu coração, porém, está longe de mim. Vão é o culto que me prestam, porque ensinam preceitos que só vêm dos homens".(Is 29,13).


No Evangelho de hoje o Senhor Jesus curou um homem que tinha uma mão seca mesmo enfrentando a ferrenha oposição dos escribas e fariseus que logo tramaram de como tirar-lhe a vida. No entanto, o Senhor pacientemente lhes fala à consciência para despertar-lhes o bom senso e a verdadeira fé: “Eu vos pergunto: O que é permitido fazer no sábado: o bem ou o mal, salvar uma vida ou deixar que se perca?” (Lc 6,9).


De certo, diante das palavras e ações do Senhor Jesus é impossível permanecer neutros ou indiferentes, porque Ele age sempre para o nosso bem e salvação de todos, por isso, requer de nós uma clara decisão e a perseverança no seu seguimento para assim nos mantermos em estado de graça e praticarmos o bem que Dele recebemos.


Portanto, caríssimos, os exemplos bíblicos que nos são dados nos ensinam duas atitudes contrárias e que precisamos escolher uma delas; a primeira trata da falsa compreensão de que Deus está somente no céu e por isso, somos nós que decidimos tudo, esquecendo que Ele está presente realmente no meio de nós (cf. Mt 28,20). A segunda trata da verdadeira adesão a Cristo para assim sermos conduzidos pelo Espírito Santo em todos os sentidos de nossa vida.


Destarte, peçamos ao Senhor Jesus a graça para nunca impormos a Ele a nossa vontade, mas querer sempre o que Ele quer para nós, a fim de que a nossa obediência seja perfeita, para que perfeito seja também o nosso amor.


Paz e Bem!


Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox