Arquivo do blog

terça-feira, 28 de setembro de 2021

COMO DISCÍPULOS DE CRISTO, NÃO PODEMOS AGIR SEM MISERICÓRDIA


 PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Lc 9,51-56)(28/9/21)

Caríssimos, sem a presença e a palavra do Senhor Jesus, a nossa reação para com aqueles que o rejeitam, é querer condena-los impiedosamente como vimos neste episódio do Evangelho de hoje em que os samaritanos não concederem hospedagem ao Senhor por perceberem que se dirigia à Jerusalém, e por isso, da parte de dois dos Apóstolos sofreram reprimenda.

De fato, para João e Tiago os samaritanos mereciam ser queimados vivos por tal rejeição; no entanto, o Senhor Jesus os repreende por tão violenta reação, ou seja, pela total ausência de misericórdia para com àqueles que o rejeitaram. De certo, com isso aprendemos que o amor perdoa sempre porque não leva em conta o preconceito e a rejeição dos que não o conhecem, por isso, continua amando mesmo quando é rejeitado.

Com efeito, ninguém pode dizer-se discípulo de Cristo quando pensa em pagar o mal com o mal, uma vez que que Ele veio a este mundo como Senhor e Salvador da humanidade, isto é, para salvar a todos; por isso, sempre agiu com misericórdia e compaixão mesmo com aqueles que o condenaram injustamente a uma morte tão cruel. (cf. Lc 23,34a).

A vida é um dom de Deus para ser vivida por amor a Deus, por isso, não existe comparação entre o tempo e a eternidade, entre este mundo passageiro e o devir eterno; de modo que, ou a vivemos para o Reino de Deus; ou a extraviamos com os vícios e todo tipo de pecados que só levam à morte e nada mais.

Portanto, caríssimos, este Evangelho de hoje nos ensina que o tempo e as decisões que tomamos devem ser de Deus e para Deus, como vemos a seguir: "Estava chegando o tempo de Jesus ser levado para o céu. Então ele tomou a firme decisão de partir para Jerusalém..." E assim realizar a vontade do Pai. (Lc 9,51-52a).

Destarte, peçamos ao Senhor Jesus a graça de termos a mesma confiança no Pai do céu que Ele teve, desse modo, as nossas decisões serão tomadas em conformidade com a Sua Santa Vontade.

Paz e Bem!

Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox