Arquivo do blog

quarta-feira, 22 de setembro de 2021

JESUS ENVIA OS DISCÍPULOS...


 PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA

(Lc 9,1-6)(22/9/21)


Caríssimos, esta liturgia de hoje nos mostra que o Senhor Jesus veio a este mundo como missionário totalmente obediente e dedicado à vontade do Pai; ora, isso requereu dele toda atenção com o objetivo da missão, anunciar o Reino de Deus e a sua justiça que consiste na remissão dos nossos pecados para que assim sejamos conduzidos pelo Espírito Santo, e façamos também nós a vontade do Pai.


Com efeito, como vimos por seu exemplo, o discípulo missionário, vive em função de sua missão, pois foi chamado e enviado exclusivamente para isso, de modo que, não se pertence, não se apossa da própria vontade, não se destrai com as coisas deste mundo, não se apega a nada e a ninguém, exatamente por conta da missão recebida que consiste em dar a vida pela salvação de todos.


Comentado esse Evangelho disse o Papa Francisco: "Ao enviar os setenta e dois discípulos, Jesus dá-lhes instruções específicas, que manifestam as caraterísticas da missão. Estes imperativos mostram que a missão se baseia na oração; que é itinerante; que exige desapego e pobreza; que traz paz e cura, sinais da proximidade do Reino de Deus. 


Não é proselitismo, mas anúncio e testemunho; e que exige também a franqueza e a liberdade evangélica para partir, salientando a responsabilidade de que mesmo se rejeitada a mensagem de salvação, não proferir condenações nem maldições.


Se for vivida nestes termos, a missão da Igreja será caraterizada pela alegria. Não se trata de uma alegria efêmera, que brota do sucesso da missão; pelo contrário, é uma alegria radicada na promessa de que — diz Jesus — «os vossos nomes estão escritos no Céu». Com esta expressão, Ele quer dizer a alegria interior, a alegria indestrutível que nasce da consciência de ser chamado por Deus a seguir o seu Filho. Ou seja, a alegria de ser seus discípulos.


Invoquemos juntos a proteção maternal de Maria Santíssima, para que Ela ampare em todos os lugares a missão dos discípulos de Cristo, a missão de anunciar a todos que Deus nos ama, quer salvar-nos e nos chama a fazer parte de seu Reino." (Papa Francisco, Angelus, 7/7/19).


Paz e Bem!


Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox