Arquivo do blog

segunda-feira, 13 de setembro de 2021

SENHOR EU NÃO SOU DIGNO...


 PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA

(Lc 7,1-10)(13/09/21).


Caríssimos, na vivência da fé e em nossas orações temos muito a aprender, e isso porque, no mais das vezes, rezamos conforme os nossos desejos, querendo que se faça a nossa vontade. Todavia, precisamos aprender que Deus é Deus e nós somos simples criaturas, e exatamente por isso, é um imenso privilégio encontra-lo e falar com Ele cheios de reverência, como vimos no Evangelho de hoje, isto é, com humildade e confiança inabalável.


Com efeito, a nossa interação com o Senhor Jesus sem dúvida acontece por meio da oração como encontro, isto é, um diálogo amoroso, em que falamos com Ele, mas também o escutamos, e não apenas expondo o que queremos, mas sim, desejando fazer a vontade do Pai como Ele fez.


Muitos dizem: eu rezo tanto e não recebo, porém, não percebem que rezar não é só pedir, mas sim, interagir, dialogar, louvar, agradecer, adorar, ter consciência da infinita grandeza de Deus, e reconhecer que sem Ele nada somos, nada podemos, e que só existimos por causa da Sua Divina Misericórdia. E por isso, precisamos ama-lo de todo o nosso coração, querendo sempre o que Ele quer.


De certo, escutemos o que escreveu são Pedro a esse respeito: "Humilhai-vos, pois, debaixo da poderosa mão de Deus, para que ele vos exalte no tempo oportuno. Confiai-lhe todas as vossas preocupações, porque ele tem cuidado de vós." (1Pd 5,6-7). Pois, como nos ensinou o Senhor Jesus: "Porque todo aquele que se exaltar será humilhado, e todo aquele que se humilhar será exaltado." (Lc 14,11).


Desse modo, nossas orações são atendidas porque nascem da necessidade de amar a Deus sobre todas as coisas e ser amados por Ele como filhos e filhas. De fato, sem essa postura interior nos pomos diante de Dele como se Ele dependesse de nós; e não nós dependêssemos Dele.


Portanto, caríssimos, rezar é como respirar; pois, assim como a vida natural depende cem por cento do ar que respiramos, de igual modo, a vida sobrenatural depende do ar da graça do Espírito Santo, que vem até nós pelos pulmões de nossa oração; quem não reza, morre de inanição espiritual, porque não encontra Deus, não interage com Ele, não o ama e nem se deixa amar por Ele.


Paz e Bem!


Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox