Arquivo do blog

domingo, 5 de setembro de 2021

HOMILIA DO XXIIIDOM DO TEMPO COMUM...

Homilia do XXIIIDom do Tempo Comum (Mc 7,31-37)(05/09/21)


Caríssimos, um coração vazio da presença divina tende a pensar e agir como se Deus não existisse, e como se a vida não tivesse sentido algum, por isso, tende também a julgar tudo e todos com o rigor e a negatividade do próprio vazio, cultivando com isso a indiferença e a incredulidade que o leva à uma profunda angústia e a sucessivas crises existenciais, e por fim, à depressão e ao estado mórbido de alma.


Daí percebemos o quanto precisamos cultivar a fé no nosso relacionamento com Deus, com o próximo e com nós mesmos, pois a fé é a força divina que preenche as nossas almas e nos leva a alcançar todas as graças e bênçãos, para assim amarmos a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como nós mesmos. 


De fato, a fé amparada pela oração é o encontro que fazemos com o Senhor na intimidade de nossas almas num diálogo amoroso e numa escuta sincera com o intuito da obediência perfeita. Ora, desse encontro nasce a disciplina e o exercício espiritual que nos leva à prática das virtudes eternas tão necessárias para sermos santos como Deus é Santo.


A liturgia de hoje trata do silêncio do coração no nosso encontro com Deus pela oração. De fato, num mundo tão barulhento como o nosso falar do silêncio interior, mais parece falar sem sermos ouvidos, pois, quem realmente para, nem que seja um instante, para escutar o Senhor? No entanto, o essencial para o bem viver só é possível à medida que escutamos Cristo como aquele que preenche totalmente a nossa vida.


No Evangelho de hoje o Senhor Jesus realiza a cura de um surdo mudo, nos ensinando que precisamos ser curados da surdez do coração e da mudez das santas palavras, visto que nesse nosso mundo tecnológico, escuta-se pouco ou quase nada a verdade por Ele anunciada; ao contrário, divulga-se muito com palavras e imagens as mentiras que o inimigo sugere as quais chamamos de Fake News.


Portanto, caríssimos, no nosso encontro com o Senhor Jesus, por meio da oração, da meditação da Palavra e da Eucaristia, precisamos realmente aprender a ouvi-lo mais, falar menos e pormos em prática as suas divinas inspirações que nos transforma em pessoas serenas, portadoras da verdade por Ele anunciada que pode salvar todas as almas que o escutarem pelo o nosso testemunho.


Paz e Bem!


Frei Fernando Maria OFMConv.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox