Arquivo do blog

sábado, 18 de junho de 2022

AJUNTAI PARA VÓS TESOUROS NO CÉU...


 PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Mt 6,19-23)(17/6/22)

Amados irmãos e amadas irmãs. Paz e Bem!

Sejam bem vindos a essa nossa meditação diária. E hoje o Senhor Jesus nos ensina a depender da graça de Deus cem por cento, porque é isso o que nos faz viver em constante comunhão com o Pai celestial. 

Meditemos com amor e devoção este pequeno sermão de hoje. 

Caríssimos, tudo o que é temporal não passa de cinza que o vento leva, bem como nos ensinou são Pedro: "Entretanto, virá o dia do Senhor como ladrão. Naquele dia os céus passarão com ruído, os elementos abrasados se dissolverão, e será consumida a terra com todas as obras que ela contém. 

Uma vez que todas estas coisas se hão de desagregar, considerai qual deve ser a santidade de vossa vida e de vossa piedade." (2Pd 3,10-11). 

Ou seja, o que conta mesmo não são as coisas materiais, a fama ou o poder temporal, mas sim as virtudes eternas praticadas em favor de um mundo justo e solidário em que o amor, a justiça e a paz são os verdadeiros tesouros acumulados em nossas almas como dádivas recebidas de Deus para serem distribuídas a todos que encontrarmos a caminho da vida eterna.

No Evangelho de hoje o Senhor Jesus nos ensina exatamente isso: “Não junteis tesouros aqui na terra, onde a traça e a ferrugem destroem, e os ladrões assaltam e roubam. 

Ao contrário, juntai para vós tesouros no céu, onde nem a traça e a ferrugem destroem, nem os ladrões assaltam e roubam. Porque, onde está o teu tesouro, aí estará também o teu coração." (Mt 6,19-21).

Portanto, caríssimos, se examinarmos a vida dos santos e santas veremos que eram profundamente fecundos na prática das boas obras porque tinham como fundamento esta Palavra do Senhor Jesus: "Buscai em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça e todas as coisas vos serão dadas em acréscimo. 

Não vos preocupeis, pois, com o dia de amanhã: o dia de amanhã terá as suas preocupações próprias. A cada dia basta o seu cuidado." (Mt 6,33-34). 

De fato, dependemos cem por cento da providência divina, e por isso, tudo fazemos por amor a Deus e ao próximo como a nós mesmos; 

De certo, não nos deixemos abalar pelas ameaças do inimigo de nossas almas, como se Deus não cuidasse de cada um de nós pessoalmente. 

Destarte, escutemos são Pedro: "O Deus de toda graça, que vos chamou em Cristo à sua eterna glória, depois que tiverdes padecido um pouco, vos aperfeiçoará, vos tornará inabaláveis, vos fortificará. A ele o poder na eternidade! Amém." (Pd 5,10-11).

Amados irmãos e amadas irmãs, quando nos sentimos profundamente amados e cuidados por Deus, é porque Nele depositamos toda a nossa confiança, certos de que sua divina providência nunca falha. 

Peçamos ao Senhor Jesus pela intercessão da Sua Mãe, Maria Santíssima e São José, seu castíssimo esposo, a graça da fé inabalável que faz perseverar até o fim.

Paz e Bem!

Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox