Arquivo do blog

quinta-feira, 9 de junho de 2022

JUSTIÇA E AMOR...


 PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Mt 5,20-26)(09/06/22)

Amados irmãos e amadas irmãs, mesmo sendo dependentes cem por cento tanto da natureza que Deus nos deu para cuidar de nós e nós cuidarmos dela, como dos nossos semelhantes, muitas vezes agimos como se não dependêssemos uns dos outros ou como se nos bastássemos a nós mesmos, quando na verdade não passamos de um sopro que se esvai a qualquer momento.

Com efeito, a alma que não cultiva o temor de Deus, a humildade, a vida de oração, e as outras virtudes sucumbe à menor crise existencial, por isso, tende sempre a culpar Deus ou os outros pelos próprios fracassos. De fato, precisamos reconhecer que somos frágeis e somente em Cristo encontramos a verdadeira segurança para a nossa existência aqui e eternamente no Reino de Deus.

Na primeira leitura, a atitude de fé e humildade do Profeta Elias frente à crise hidráulica por conta da incredulidade do rei e do povo eleito, demonstra como deve ser a nossa prática de fé, ou seja, repleta de humildade e esperança unida à oração perseverante para que se realize a vontade de Deus tal qual lhe pedimos, pois, o poder temporal que recebemos do Senhor foi para nos mantermos unidos a Ele e assim vencermos as adversidades que são inevitáveis por conta dos pecados aqui praticados.

No Evangelho de hoje o Senhor Jesus nos ensina que a prática dos mandamentos nos leva ao Reino de Deus, mas somente se a nossa justiça ultrapasse a justiça dos escribas e fariseus que era baseada na falta de misericórdia e na condenação dos outros; deixando de lado a justiça divina que perdoa os que se arrependem dos delitos cometidos para voltarem ao estado de graça e assim seguir o caminho de retidão que os leva a santidade.

Portanto, caríssimos, viver é um aprendizado constante baseado nos exemplos de nosso Senhor Jesus Cristo, de sua mãe Maria Santíssima, são José, os santos Apóstolos e todos os santos e santas de todos os tempos que testemunharam com a própria vida o que significa seguir fielmente o Senhor até o fim certos de que Ele jamais abandona seus filhos e filhas.

Paz e Bem!

Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox