Arquivo do blog

segunda-feira, 27 de junho de 2022

"PORQUE ONDE ESTIVER O TEU TESOURO, LÁ TAMBÉM ESTARÁ O TEU CORAÇÃO"


 PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Mt 8,18-22)(27/06/22)

Caríssimos, a vocação à qual todos somos chamados é a santidade, e o caminho mais curto para chegarmos a ela é o seguimento de nosso Senhor Jesus Cristo, como Ele mesmo nos ensina: "Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim." (Jo 14,6).

Todavia, para segui-lo fielmente alguns requisitos são necessários: renunciar a própria vontade, e se deixar conduzir pelo Espírito Santo como nos ensinou são Paulo: "Digo, pois: deixai-vos conduzir pelo Espírito, e não satisfareis os apetites da carne. Porque os desejos da carne se opõem aos do Espírito, e estes aos da carne; pois são contrários uns aos outros. É por isso que não fazeis o que quereríeis." (Gl 5,16-17).

De fato, vivemos num mundo egoísta e cheio de interesses mesquinhos em que as coisas materiais, a fama e o poder temporal vale mais do a vida humana, por isso, milhares e milhões morrem à míngua, na miséria, enquanto uns poucos vivem no luxo desenfreado esbanjando suas riquezas. 

A estes, porém, diz o Senhor: "Pois que aproveitará ao homem ganhar o mundo inteiro, se vier a perder a sua vida? Ou que dará o homem em troca da sua vida?" (Mc 8,36-37). E acrescenta: "Eu vos repito: é mais fácil um camelo passar pelo fundo de uma agulha do que um rico entrar no Reino de Deus." (Mt 19,24). Ou seja, tudo o que vemos e temos materialmente não passa de cinza que se dissolverá para sempre.

Portanto, caríssimos, os verdadeiros valores não são os que acumulamos neste mundo, mas sim os que depositamos nos céus com as nossas boas obras, tal qual nos ensina o Senhor: "Não ajunteis para vós tesouros na terra, onde a ferrugem e as traças corroem, onde os ladrões furtam e roubam.

Ajuntai para vós tesouros no céu, onde não os consomem nem as traças nem a ferrugem, e os ladrões não furtam nem roubam. Porque onde está o teu tesouro, lá também está teu coração." (Mt 6,19-21).

Destarte, peçamos ao Senhor Jesus pela intercessão da sua mãe Maria Santíssima, de são José e de todos os santos e santas, a graça da renúncia de nós mesmos e de todos os nossos apegos para assim prosseguirmos livremente no seu seguimento.

Paz e Bem!

Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox