Arquivo do blog

domingo, 19 de junho de 2022

HOMILIA DO 12°DOM DO TEMPO COMUM...


 Homilia do 12°Dom do Tempo Comum (Lc 9,18-24)(19/6/22)

Caríssimos, no nosso modo de pensar quem tem mais poder vence, porque usa da superioridade que tem sobre os demais para isso. Na lógica da fé não é o poder bruto que vence, mas o amor e a justiça; o amor porque ama para salvar; e a justiça porque julga para reparar o mal praticado e dar a cada um o que lhe é devido. 

Ou seja, sinal de que tudo neste mundo tem fim e que a vida não se resume no que vemos e no poder que ainda temos, pois, um dia nada mais teremos a não ser o bem que fizemos conforme a vontade de Deus. Bem como nos ensinou o Senhor Jesus: "Porque o Filho do Homem há de vir na glória de seu Pai com seus anjos, e então recompensará a cada um segundo suas obras." (Mt16,27).

No Evangelho de hoje o Senhor Jesus age como se não tivesse todo poder sobre o céu e a terra, pois, se deixa trair, capturar e matar, como se fosse um derrotado, porém, antes que isso aconteça já anuncia antecipadamente a sua vitória sobre a morte e os seus algozes: “O Filho do Homem deve sofrer muito, ser rejeitado pelos anciãos, pelos sumos sacerdotes e doutores da Lei, deve ser morto e ressuscitar no terceiro dia”. (Lc 9,22).

De fato, Deus nunca age segundo a nossa lógica, porque é amor e usa de misericórdia para com todos os pecadores que se convertem a Ele. Por isso, nos exorta: "Já te foi dito, ó homem, o que convém, o que o Senhor reclama de ti: que pratiques a justiça, que ames a bondade, e que andes com humildade diante do teu Deus." (Miq 6,8).

Portanto, caríssimos, a todos foi dado um tempo que são Paulo chama tempo de conversão. A pergunta é: o que estamos fazendo com o tempo que nos foi dado? De fato, fomos batizados para seguir o Senhor Jesus e darmos testemunho da sua ressurreição; fora da autenticidade desse testemunho tudo é caos, perdição.

Sabemos que este mundo é dicotômico, isto é, dividido, e que vive uma guerra permanente entre o bem e o mal; porém, de que lado estamos? A quem realmente seguimos? O Senhor Jesus no seio de sua Santa Igreja, ou o inimigo de nossas almas fora dela?

Destarte, eis o que nos diz o Senhor: "Se alguém me quer seguir, renuncie a si mesmo, tome sua cruz cada dia, e siga-me. Pois quem quiser salvar a sua vida, vai perdê-la; e quem perder a sua vida por causa de mim, esse a salvará”. (Lc 9,24).

Paz e Bem!

Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox