Arquivo do blog

domingo, 26 de junho de 2022

HOMILIA DO 13° DOM DO TEMPO COMUM...


 Homilia do 13°Dom do Tempo Comum (Lc 9,51-62)(26/06/22)

Caríssimos, o chamado de Deus a cada um de nós já vem impresso em nossas almas desde a nossa concepção, e isso percebemos com o tempo, pois ele passa e nos leva consigo rumo à eternidade; porém, é aqui que respondemos ao seu chamado vivendo de acordo com a Sua Santa Vontade, isto é, amando-o sobre todas as coisas, e amando-nos uns aos outros como a nós mesmos.

Com efeito, os exemplos que estão nas Sagradas Escrituras nos revelam que quem responde devidamente ao chamado de Deus obtem todas as graças, por viverem uma vida digna da sua presença e proteção. Por outro lado, os que lhe são infiéis e não correspondem ao seu chamado, perdem por completo as suas graças, deixando de alcançar as suas promessas. 

No Evangelho de hoje são Lucas nos apresenta três exemplos de vocação: "Enquanto estavam caminhando, alguém na estrada disse a Jesus: “Eu te seguirei para onde quer que fores”. Jesus lhe respondeu: “As raposas têm tocas e os pássaros têm ninhos; mas o Filho do Homem não tem onde repousar a cabeça”. (Lc 9, 57-58). Ou seja, para seguir o Senhor Jesus, é preciso despojar-se de tudo certos de que Ele é a nossa única riqueza.

"Jesus disse a outro: “Segue-me”. Este respondeu: “Deixa-me primeiro ir enterrar meu pai”. Jesus respondeu: “Deixa que os mortos enterrem os seus mortos; mas tu, vai anunciar o Reino de Deus”. (Lc 9,59-60). Ou seja, todo apego é nocivo se nos impede de responder ao chamado do Senhor livremente e de todo coração.

"Um outro ainda lhe disse: “Eu te seguirei, Senhor, mas deixa-me primeiro despedir-me dos meus familiares”. Jesus, porém, respondeu-lhe: “Quem põe a mão no arado e olha para trás não está apto para o Reino de Deus”. (Lc 9,61-62). Ou seja, quando os afetos humanos nos impedem de vivermos os afetos divinos, não somos aptos a responder autenticamente o chamado.

Portanto, caríssimos, a vida vivida conforme a vontade de Deus tal qual nos ensina o Senhor Jesus, é a mais perfeita resposta que damos a Ele, qualquer outra resposta fora da sua vontade não passa de pedra de tropeço que pomos a nós mesmos impedindo-nos de correponder ao seu chamado. 

Destarte, escutemos atentamente o Senhor: “Se alguém me quer seguir, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me. Pois quem quiser salvar a sua vida vai perdê-la; mas quem perder a sua vida por causa de mim e do Evangelho vai salvá-la." (Mc 8,34-35). Ou seja, o despojamento, a obediência e a fidelidade são sinais que identificam os verdadeiros seguidores, e isso significa amor incondicional.

Paz e Bem!

Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox