Arquivo do blog

quarta-feira, 3 de março de 2010

ORDEM TERCEIRA FRANCISCANA [ANGLICANA]

Paz e Bem a todos!



Embora já tenhamos tenhamos quase cem anos de existência em diversos países e dez anos no Brasil, os franciscanos da Comunhão Anglicana, aqui no Brasil membros da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil [IEAB]. Este ano, talvez devido à Campanha da Fraternidade ser de caráter ecumênico, muitas pessoas têm entrado em nosso website ou mesmo nos enviado email procurando saber mais sobre nós, franciscanos anglicanos.


O que nos deixa contentes é saber que partilhamos da mesma herança do nosso Seráfico Pai, mesmo em instituições e Comunhões distintas. Temos ainda um longo caminho a trilhar em busca da Unidade. Cada um com o que é específico de sua parte, porém partilhando do que é comum a ambos.


A pedido do irmão Eugênio Hansen OFS, estou reproduzindo abaixo a matéria publicada so meu blog (http://www.brjames.blogspot.com/), sobre a Ordem Terceira Franciscana (TSSF).


Muito cedo no seu ministério, São Francisco viu a necessidade de incluir, dentro de seu movimento de reforma e renovação, pessoas de todas as categorias da vida. O trabalho de seguir a Cristo em simplicidade, amor e júbilo, o qual é a vocação de todos os Cristãos, não pode ser restringido à vida tradicional dos Frades e Freiras. Isto era assim no século XIII, e é assim hoje.


A Terceira Ordem, uma ordem religiosa dentro da Sociedade de São Francisco, consiste em aqueles homens ou mulheres, casados ou solteiros, clérigos ou leigos – que, embora seguindo as profissões ordinárias da vida, são chamados à dedicação através de voto e disciplina por vida. Como os Frades e Freiras da Primeira Ordem, e as Irmãs da Segunda Ordem (Clarissas), eles se dedicam a Nosso Senhor como instrumentos de sua paz. Os terciários buscam cumprir os propósitos especiais da Terceira Ordem através das Três Formas de Serviço.


OS TRÊS PROPÓSITOS da Terceira Ordem são:


Tornar Nosso Senhor conhecido e amado em toda parte.Por palavra e exemplo, os Terciários testemunham a Cristo em suas vidas diárias. Por meio de oração e sacrifício, ajudam a avançar o trabalho de Deus em qualquer lugar onde Ele os chamar.


Propagar o espírito de amor e unidade dentro da família de Deus.


Trabalhando felizmente com pessoas de diferentes raças, cores, crenças, educação e oportunidade, os Terciários procuram romper as divisões no mundo. Tentam viver no espírito da oração de São Francisco: “Senhor, faze-nos instrumentos de tua paz”.


Viver simplesmente
Reconhecendo que tudo pertence a Deus, procuram usar os dons de Deus sabiamente e exercer a boa mordomia sobre esta terra frágil, nunca destruindo ou desperdiçando o que Deus fez. Providenciam as coisas necessárias para si e suas famílias sem exigir o luxo. Procuram nunca esquecer das necessidades dos outros.


OS TERCIÁRIOS SERVEM A NOSSO SENHOR nestas três formas:


Oração.


Os Terciários são chamados à vida de oração – de abertura a Deus e aos outros. A Eucaristia é o coração da oração.


Estudo


Embora os Terciários dêem preeminência ao estudo das Sagradas Escrituras, também procuram ampliar a compreensão da missão da Igreja, da própria formação franciscana e do mundo de Deus.


Trabalho


Os Terciários buscam descobrir o que Deus quer deles. Em seus trabalhos e vidas diárias, procuram servir a Deus e trabalhar para o bem dos outros. O melhor serviço que podem oferecer é refletir o amor de Cristo, e mostrar seu prazer e sua paz aos outros pelo exemplo.


A REGRA DA TERCEIRA ORDEM [TSSF]


A Sagrada Eucaristia


Já que vêem a Eucaristia como o coração de sua oração, sua regra pessoal os chama à participação freqüente deste Sacramento.


Penitência


É necessário o exame regular de sua obediência a Cristo. Para ser reconciliadores, é preciso ser primeiro profundamente reconciliados com Deus. Praticam o auto-exame diário e fazem uso regular do Sacramento da Reconciliação de um Penitente.


Oração Pessoal


Marcam um tempo definido para a oração cada dia para estar com Deus, para orar pelos outros, para meditar e expressar a sua gratidão.


Negação de Si Mesmo


Esta é a disciplina de dizer “Não” a si mesmo, pondo Deus em primeiro lugar. Também procuram eliminar as maneiras de usar os outros para seus próprios interesses.


Retiro


Retiros em silêncio e “dias quietos”, de reflexão e interiorização oferecem uma oportunidade de relaxar fisicamente e de crescer mentalmente e espiritualmente. Pelo menos uma vez por ano, participam em retiros organizados ou privados.


Estudo


Todos nós precisamos aprender mais sobre Deus e sua vontade para nós. O estudo das escrituras e da espiritualidade franciscana é importante para o crescimento cristão do Terciário. A regra faz explícita a intenção do estudo regular.


Simplicidade de Vida


A simplicidade os chama à dádiva deles mesmos, tanto quanto a das coisas materiais. Nossas vidas estão cheias de bagunça, de preocupações sobre posses e o que os outros pensam de nós, tudo o que podem interferir com nosso relacionamento com Deus e com nossos irmãos e irmãs. Os Terciários são chamados a uma vida de simplicidade, eliminando aqueles aspectos deles e de suas vidas que os distanciam da ampla expressão do amor de Deus.


Trabalho


O serviço sempre foi uma parte importante da vocação franciscana. O trabalho diário é uma maneira em que os Terciários servem a Deus e os outros; são também freqüentemente chamados a servir a Deus e aos irmãos e irmãs em seus ministérios individuais, seja a oração, seja o ativismo social.


Obediência


Todos os Terciários são obedientes às decisões do Capítulo da Terceira Ordem. Fazem os Ofícios Diários, apoiam uns aos outros pela oração, assistência às reuniões de Fraternidade, e uma promessa financeira à Terceira Ordem. Reportam regularmente à Ordem sobre o cumprimento da sua Regra. Alguns tem um Diretor Espiritual com quem se reunem várias vezes ao ano.


A FORMAÇÃO DE UM TERCIÁRIO


O processo de formação consiste em:


· Um postulantado variável, não acima de 6 meses, e
· Um noviciado de 24 meses.


Durante a formação, o postulante ou noviço assiste às reuniões da Fraternidade, compartilhando com seus irmãos e irmãs os problemas e os sucessos no cumprimento da sua Regra.


Ao finalizar o noviciado, o noviço pode pedir eleição à profissão pelo Capítulo da Terceira Ordem.


Na profissão, o Terciário faz um voto simples com intenção de vida, o qual é renovado anualmente.


Todos os Terciários devem estar sob direção espiritual.


FRATERNIDADES


Aonde for possível, todos os terciárias se reúnem para oração, estudo e comunidade. Estas fraternidades são uma fonte importante de suporte mútuo em viver a vida franciscana.

Para maiores informações sobre os Franciscanos da Igreja Anglicana, acesse os sites:

www.ssf.org.br (Primeira Ordem - em português)

www.s-s-f.org (Primeira Ordem - em inglês)

www.tssf.org (Terceira Ordem - em inglês)

Vídeos no Youtube: http://www.youtube.com/watch?v=B-czKTbwsZc e http://www.youtube.com/watch?v=RhfkeAj37fU



5 comentários:

  1. Paz e Bem!
    Nós, franciscanos seculares Católicos Romanos da Fraternidade de Braga - Portugal, estamos solidários e em comunhão com os irmãos da TSSF!
    Fraterno abraço em Jesus, Maria e Francisco!
    Ir. Alberto Guimarães OFS

    ResponderExcluir
  2. ALBERTO,PAZ E BEM,GOSTARIA DE PARTICIPAR,CONHECER MELHOR A ORDEM,APROFUNDAR NO CONHECIMENTO SOU ADMIRADORA DESTA OBRA,SE PUDER ME ESCLARECER MELHOR FICAREI GRATA.PAZ E BEM.FRANCISCA

    ResponderExcluir
  3. Paz e bem!

    Francisca:

    Um passo prévio é sabermos de onde és, Brasil, Portugal ou outro país, e indiques a cidade em que vives.

    Pois a OFS você terá de provar e ver,
    pois por mais que mantenhamos contato virtual,
    nada subtitui
    a convivência com outros irmão
    em uma fraternidade.

    ResponderExcluir
  4. Irmão Eugenio Hansen,

    Paz e Bem!

    Meu nome é Thiago e moro em Vitória da Conquista - Ba, Brasil. Gostaria de conhecê-los melhor, onde posso encontrá-los?

    ResponderExcluir
  5. Paz e bem!

    Dolce Aroma:

    Em Vitória da Conquista
    Da Ordem Franciscana Secular
    há a Fraternidade N. Sª Auxiliadora
    no Bairro Brasil.

    ResponderExcluir

Firefox