Arquivo do blog

domingo, 16 de setembro de 2018

EMBORA ESSA PORTA SEJA ESTREITA É POR ELA QUE ENTRAMOS NA VIDA ETERNA...


Homilia do 24°Dom do tempo comum (Mc 8,27-35)(16/9/18).

Caríssimos, na Carta aos Hebreus existe uma recomendação para mantermos os olhos fixos no Senhor, pois nele está a perfeita razão espiritual de nossa fé, vejamos: "Corramos com perseverança ao combate proposto, com o olhar fixo no autor e consumador de nossa fé, Jesus. Em vez de gozo que se lhe oferecera, ele suportou a cruz e está sentado à direita do trono de Deus. Considerai, pois, atentamente aquele que sofreu tantas contrariedades dos pecadores, e não vos deixeis abater pelo desânimo."

Por isso, nunca se ponha na vida querendo salvar a própria vida, porque se assim se puser, vai perdê-la; mas se perdê-la por amor ao Senhor e ao Seu Santo Evangelho, a terá eternamente, como Ele mesmo ensinou: "Se alguém me quer seguir, renuncie-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me. Porque o que quiser salvar a sua vida, perdê-la-á; mas o que perder a sua vida por amor de mim e do Evangelho, salvá-la-á."

Ora, a vida presente foi nos dada em função da vida eterna, é esse o verdadeiro sentido de nosso viver nesse mundo; Jesus no Evangelho de hoje nos chama a identificá-lo, como o fez com os Apóstolos, mas identificá-lo tem o mesmo sentido de aceitar o seu e o nosso martírio por amor ao Pai, por isso, de nada adianta identificá-lo e querer seguir por outro caminho fora da vontade do Pai, que nesse caso é amá-lo incondicionalmente, isto é, abandonar-se inteiramente em suas mãos, como o fez Jesus e também nossa Senhora e todos os santos.

Portanto, não existe outro caminho para se chegar ao céu fora da cruz de Jesus; qualquer outra vereda ou atalho é desvio de rota que nos leva a lugar nenhum. Por isso, "a nossa proteção está no nome do Senhor que fez o céu e a terra," porque se assim nos entregarmos a Ele, nada temos à temer, pois embora essa porta seja estreita, é por ela que entramos na vida eterna.

Paz e Bem!

Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox