Arquivo do blog

segunda-feira, 10 de setembro de 2018

O BEM DE DEUS É BEM SUPREMO, É BEM ETERNO...


PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Lc 6,6-11)(10/9/18).

Caríssimos, a vivência da fé requer comportamentos que condizem com o testemunho de Cristo, por isso, exclui do seu meio toda incoerência, pois, como disse São Paulo: "Acaso ignorais que um pouco de fermento leveda a massa toda? Lançai fora o fermento velho, para que sejais uma massa nova, já que deveis ser sem fermento. Pois o nosso cordeiro pascal, Cristo, já está imolado. Assim, celebremos a festa, não com velho fermento, nem com fermento de maldade ou de perversidade, mas com os pães ázimos de pureza e de verdade."

A incoerência é morte para a alma, porque a alimenta com o veneno da impiedade, da intemperança e da injustiça que a mantém na letargia espiritual não lhe permitindo arrependamento sincero. Toda pessoa incoerente vive se contradizendo sempre e por isso nunca encontra o Senhor senão para contradizê-lo por meio da incoerência com que se apresenta à Ele. Foi por causa do ódio gerado pela incoerência que os escribas e fariseus mataram Jesus.

Caríssimos, o Bem de Deus é Bem Supremo, é Bem Eterno; e ele sempre será "uma pedra de tropeço" para todos aqueles que fazem o mal, isto porque bem e mal nunca se misturam. No Evangelho de hoje, diante do bem que Deus fez por seu Filho, Jesus Cristo, à um homem que foi curado em dia de sábado, os escribas e fariseus quase enlouqueceram de raiva e se juntaram para tramar o mal contra Jesus.

De fato, cada um só dá o que tem e se o tem é porque bebeu de alguma fonte, e neste caso Jesus já os dissera de onde tinham sorvido o ódio que nutriam contra ele: "Vós tendes como pai o demônio e quereis fazer os desejos de vosso pai. Ele era homicida desde o princípio e não permaneceu na verdade, porque a verdade não está nele. Quando diz a mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso e pai da mentira."

Portanto, eis o que diz o Senhor: "Eu vim para que as ovelhas tenham vida e para que a tenham em abundância. Por isso, quem der testemunho de mim diante dos homens, também eu darei testemunho dele diante de meu Pai que está nos céus. Aquele, porém, que me negar diante dos homens, também eu o negarei diante de meu Pai que está nos céus."

Paz e Bem!

Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox