Arquivo do blog

sexta-feira, 7 de setembro de 2018

RETALHO NOVO EM ROUPA NOVA...


PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Lc 5,33-39)(07/9/18).

Caríssimos, um dos maiores pecados da humanidade é o julgamento de valor; no dia em que pormos em prática o que Jesus nos ensinou, seremos verdadeiramente santos. Por isso, meditemos o seu ensinamento: "Sede misericordiosos, como também vosso Pai é misericordioso. Não julgueis, e não sereis julgados; não condeneis, e não sereis condenados; perdoai, e sereis perdoados; dai, e dar-se-vos-á. Colocar-vos-ão no regaço medida boa, cheia, recalcada e transbordante, porque, com a mesma medida com que medirdes, sereis medidos vós também." (Lc 6,36-38).

Com isso, entendemos que o coração humano não tem espaço para julgamentos, mas só para o discernimento que precisamos para nos manter no cumprimento da vontade de Deus. Então, escutemos o que diz o hagiográfo do Livro de Provérbios: "Guarda teu coração acima de todas as outras coisas, porque dele brotam todas as fontes da vida." Isto porque, o coração é considerado na Bíblia como sede dos pensamentos, dos sentimentos dos desejos, da vontade e da consciência, assim, guardá-lo, significa nunca aceitar e nem permitir nenhum pensamento fora da vontade de Deus.

Com efeito, nossa vida neste mundo é uma missão e o único objetivo dessa nossa missão é a santidade de nossas almas; e tudo o que não aponta para a santidade de nossa vida, não tem sentido algum. Por isso, "Procurai a paz com todos e ao mesmo tempo a santidade, sem a qual ninguém pode ver o Senhor. Não pagueis a ninguém o mal com o mal. Aplicai-vos a fazer o bem diante de todos os homens. Se for possível, quanto depender de vós, vivei em paz com todos os homens."

Caríssimos, "Ninguém tira retalho de roupa nova para fazer remendo em roupa velha; senão vai rasgar a roupa nova, e o retalho novo não combinará com a roupa velha." Ou seja, "Todo aquele que está em Cristo é uma nova criatura. Passou o que era velho; eis que tudo se fez novo!" Portanto, "Buscai em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça," porque, "O fruto da justiça semeia-se na paz para aqueles que praticam a paz."

Paz e Bem!

Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox