Arquivo do blog

quarta-feira, 19 de setembro de 2018

JULGAMENTO & DISCERNIMENTO...


PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Lc 7,31-35)(19/9/18).

Caríssimos, nenhum ser humano terá verdadeiro discernimento se não se dispojar do julgamento de valor. Ora, uma das maiores tentações que sofremos é a de julgar e condenar os outros, e em seguida divulgar isso pelos mais diversos meios de comunicação. Normalmente quem age assim, projeta nos outros os próprios pecados, por isso, não se sustenta por causa da incoerência com que se porta na vida.

Com efeito, em sua Carta, São Tiago, nos exorta sobre o perigo do mau uso da língua: "Meus irmãos, a língua está entre os nossos membros e contamina todo o corpo; e sendo inflamada pelo inferno, incendeia o curso da nossa vida." Portanto, "Falai, pois, de tal modo e de tal modo procedei, como se estivésseis para ser julgados pela lei da liberdade. Porque haverá juízo sem misericórdia para aquele que não usou de misericórdia. A misericórdia, porém, triunfa sobre o julgamento."

Caríssimos, Jesus é a Palavra Eterna do Pai. Ele nos ensinou que as palavras não são só palavras, mas sim um conteúdo espiritual que nasce de alguma fonte e chega à nossa mente, desse modo, quando aceitamos e dicidimos, ele gera as atitudes que externamos. Por isso, disse: "O homem de bem tira boas coisas de seu bom tesouro. O mau, porém, tira coisas más de seu mau tesouro. Porque a boca fala do que lhe transborda do coração. Eu vos digo: no dia do juízo os homens prestarão contas de toda palavra vã que tiverem proferido. É por tuas palavras que serás justificado ou condenado."

Caríssimos, quando se fala de discernimento e juízo de valor, trata-se de ver claramente qual a vontade de Deus e vivê-la, isto significa que jamais seremos coniventes com qualquer expressão incoerente contra os filhos e filhas de Deus. Portanto, o verdadeiro discernimento nasce em nosso coração quando não julgamos nem condenamos ninguém, mas os olhamos com o mesmo olhar de misericórdia com que Deus nos olha. Todavia, quando preciso for emitiremos o devido julgamento como discernimento do que seja trigo ou joio, cuidando de tirar primeiro a trave do próprio olho, para não cairmos no pecado da hipocrisia.

Paz e Bem!

Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox