Arquivo do blog

domingo, 20 de janeiro de 2019

O MILAGRE DAS BODAS...


Homilia do 2° Dom do tempo comum (Jo 2,1-11)(20/01/19)
.
Caríssimos, a fé transpõe a natureza, assim como a vida divina sobrepõe a vida natural nos levando à felicidade eterna. Ora, tudo o que somos, vemos e temos são obras das mãos de Deus, porque tudo é expressão de sua bondade, beleza e perfeição; não crer nessa verdade é viver sem nenhuma esperança do encontro com Ele na vida eterna.
.
É certo que o pecado humano tem causado muitas tragédias na face da terra, levando à perdição muitas almas que se deixam enganar pelas tentações do maligno. Todavia, o Senhor nunca nos deixou sozinhos, pelo contrário, por Seu Filho, Jesus Cristo, veio em nosso auxílio para levar à bom termo a obra que aqui começou e que tem seu fim na sua glória eterna.
.
A liturgia de hoje é a revelação de como o Senhor nos ama e demonstra isso pelas mais diversas graças sobre nós derramadas, à exemplo do primeiro milagre de Jesus nas bodas de Caná da Galileia por intercessão de Sua Mãe, Maria Santíssima. Essa sua ação significa a renovação de todas as coisas, que só é possível mediante a Teofania Divina (ação direta de Deus).
.
Ora, todas as palavras e gestos de Jesus têm um profundo significado teológico, espiritual e salvífico; desse modo, a festa das bodas representa a aliança de amor entre Deus e o seu povo; a água transformada em vinho, representa os Sacramentos da Igreja, sinais visíveis de nossa salvação, pois ao morrer na cruz o Senhor verteu sangue e água do seu Divino Coração ferido pelos nossos pecados.
.
Conclusão: Caríssimos, Jesus não faz milagre por fazer ou por marketing, mas, porque é uma expressão do poder de Deus que nos liberta de todo o mal que existe neste mundo e que causa tanta tristeza e desolação. Então, qual é a função desse primeiro milagre de Jesus? Reforçar a fé dos discípulos, revelar o poder da intercessão de Nossa Senhora e gerar a verdadeira alegria em nossas almas como gerou naqueles que dele participaram.
.
Paz e Bem!
.
Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox