Arquivo do blog

quinta-feira, 17 de janeiro de 2019

TRABALHAI NA VOSSA SALVAÇÃO...


PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Mc 1,40-45)(17/01/19).
.
Caríssimos, começo esta reflexão de hoje com uma citação do Profeta Habacuc, dando continuidade à meditação do Salmo responsorial dessa liturgia: "Eis que sucumbe o que não tem a alma íntegra, mas o justo vive por sua fidelidade." De fato, a fé é um dom do Espírito Santo, por ela, como disse o Senhor, tudo podemos alcançar: "Tudo é possível ao que crê." (Mc 9,23b).
.
Na primeira leitura de hoje, apesar daquele povo ter visto e vivido os prodígios do Senhor, o tentaram pela infidelidade, ameaçando se afastar de seus caminhos caso ele não lhes satisfizesse seus instintos. Ora, essa atitude é uma imposição sem razão de ser, na verdade, é um desrespeito e falta amor; um não reconhecimento das maravilhas que o Senhor havia realizado em suas vidas.
.
De fato, crer no Senhor é manter o coração sempre aberto para Ele realizar os seus desígnios à nosso respeito, pois sabe o que é melhor para a nossa vida e salvação. Eis o escreveu São Paulo sobre isso: "Assim, meus caríssimos, vós que sempre fostes obedientes, trabalhai na vossa salvação com temor e tremor... Porque é Deus quem, segundo o seu beneplácito, realiza em vós o querer e o executar."
.
"Fazei todas as coisas sem murmurações nem críticas, a fim de serdes irrepreensíveis e inocentes, filhos de Deus íntegros no meio de uma sociedade depravada e maliciosa, onde brilhais como luzeiros no mundo, a ostentar a palavra da vida."
.
Conclusão: Meditando o Evangelho de hoje, vemos que muitas vezes as pessoas buscam as graças de Deus, mas não são fiéis às suas Palavras, ou seja, fazem seus pedidos, recebem as graças, mas não lhe obedecem, por continuarem seguindo os próprios caprichos. Por isso, disse o Senhor: "não entrarão no repouso prometido" (cf. Hb 3,11).
.
Paz e Bem!
.
Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox