Arquivo do blog

terça-feira, 1 de janeiro de 2019

SOLENIDADE DE MARIA MÃE DE DEUS...


SOLENIDADE DE MARIA MÃE DE DEUS (Lc 2,16-21)(01/01/19)
.
Amados irmãos e irmãs, a Igreja inicia cada ano civil comemorando Solenimente a maternidade divinal de Maria; porque, de fato, ela é a Mãe de Deus, pois seu Filho, Jesus Cristo, é Deus com o Pai na unidade do Espírito Santo e quis nascer como um de nós de seu ventre santo. Ora, nós só chegamos ao entendimento desse grandíssimo mistério, porque o Senhor se nos deu conhecer por sua infinita misericórdia. Como bem falou o Anjo Gabriel: "Porque a Deus nenhuma coisa é impossível."
.
Santo Atanasio se referindo à esse acontecimento, assim o descreveu: "O anjo Gabriel, com prudência e sabedoria, já o anunciara a Maria; não lhe disse simplesmente: aquele que nascer em ti, para não se julgar que se tratava de um corpo extrínseco nela introduzido; mas: de ti (cf. Lc 1,35 Vulg.), para se acreditar que o fruto desta concepção procedia realmente de Maria. Assim foi que o Verbo, recebendo nossa natureza humana e oferecendo-a em sacrifício, assumiu-a em sua totalidade, para nos revestir depois da sua natureza divina."
.
E o que isso significa? São Pedro explica: "Bendito seja Deus, o Pai de nosso Senhor Jesus Cristo! Na sua grande misericórdia ele nos fez renascer pela ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos, para uma viva esperança, para uma herança incorruptível, incontaminável e imarcescível, reservada para vós nos céus; para vós que sois guardados pelo poder de Deus, por causa da vossa fé, para a salvação que está pronta para se manifestar nos últimos tempos."
.
Caríssimos, como vimos nos textos acima a participação direta de Maria Santíssima no Mistério da encarnação do Seu Filho, Jesus Cristo, se reveste de uma graça inefável para todos nós, pois dela resultou a nossa salvação eterna. Ora, isso demonstra o quanto Deus nos ama à ponto de enviar o Seu Filho numa carne semelhante à nossa para fazer participantes de sua natureza divina e de sua eterna glória.
.
Paz e Bem!
.
Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox