Arquivo do blog

segunda-feira, 4 de março de 2019

DIFICILMENTE UM RICO ENTRARÁ NO REINO DE DEUS...


PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Mc 10,17-27)(04.03.19)
.
Caríssimos irmãos e irmãs, pela experiência que temos do viver humano percebemos que muitos se põem na vida como se fossem autossuficientes ou como se não dependessem de nada e de ninguém para viver. A vida é dom do amor de Deus e nos foi dada para correspondermos ao seu amor por meio da virtude obediência, caminho de perfeição para todos os seus filhos e filhas; isto porque não existe liberdade onde reina a desobediência, porque nesse pecado se esconde o inimigo de nossas almas.
.
Na primeira leitura de hoje vimos que o Senhor, por sua divina misericórdia, perdoa à todos e que não leva em conta os pecados praticados desde que nos convertamos e nos voltemos para ele de todo o nosso coração, isto é, sem os apegos às coisas deste mundo, pois estes nos impedem de amá-lo sobre todas as coisas e de amar-nos uns aos outros como Ele nos ensinou (cf. Jo 15,12-14).
.
No Santo Evangelho que hoje meditamos, vimos o quanto é maléfico para as almas o apego às riquezas materiais como um fim em si mesmas. Ora, para nós que vivemos da fé e da providência divina todos os bens são meios com os quais servimos ao Senhor, porque sabemos que tudo lhe pertence. De fato, dado à nossa fragilidade e temporalidade é perca de tempo todo tipo de acúmulo ou apego, pois tudo o que vemos e temos nada levaremos quando daqui partirmos.
.
Conclusão: Escutemos, então, o que São Paulo ensina a este respeito: "Porque nada trouxemos ao mundo, como tampouco nada poderemos levar. Tendo alimento e vestuário, contentemo-nos com isto. Aqueles que ambicionam tornar-se ricos caem nas armadilhas do demônio e em muitos desejos insensatos e nocivos, que precipitam os homens no abismo da ruína e da perdição. Porque a raiz de todos os males é o amor ao dinheiro. Acossados pela cobiça, alguns se desviaram da fé e se enredaram em muitas aflições."
.
Portanto, "Buscai em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça e todas estas coisas vos serão dadas em acréscimo. Não vos preocupeis, pois, com o dia de amanhã: o dia de amanhã terá as suas preocupações próprias. A cada dia basta o seu cuidado."
.
Paz e Bem!
.
Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox