Arquivo do blog

terça-feira, 12 de março de 2019

E NÃO NOS DEIXEIS CAIR EM TENTAÇÃO, MAS LIVRAI-NOS DO MAL...


PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Mt 6,7-15)(12.03.19)
.
Caríssimos, o Pai nosso é a oração perfeita e essencial para o nosso crescimento espiritual quando o pomos em prática; é ele o itinerário espiritual da alma em ascensão para viver a permanente comunhão com nosso Pai Eterno. Ensinado por Jesus aos Apóstolos e à toda humanidade; é a oração que nos leva ao mais íntimo de nós mesmos em nosso encontro com Deus e com os nossos irmãos.
.
Primeiro, porque rezamos como filhos que convivem com seu Pai numa profunda atitude de amor filial, isto é, acolhendo sua autoridade divina na certeza que nos escuta e nos responde não obstante a nossa pequenez. Segundo, é também a oração da comunhão fraterna porque perdoamos sempre as faltas daqueles que nos ofendem, não deixando entrar em nossas almas o mal que fora praticado. Por fim, é a oração que nos dá a certeza da proteção divina quando somos tentados, como nos ensinou o Senhor: "E não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do mal."
.
De certo, quem reza com a reta intenção de encontrar Deus em sua oração, procura fazer silêncio de todos os pensamentos fora desse encontro para dá ao Senhor o lugar que é só dele em nossas almas, pois, mais precisamos ouvir do que falar, uma vez que o Senhor conhece nossa essência, porque é o autor de nossa vida; todavia, ao apresentar-lhe o que precisamos, o fazemos para gozar de sua intimidade paternal e permanecer na sua presença.
.
Caríssimos, como introdução de uma parábola de Jesus sobre a perseverança na oração, assim escreveu São Lucas: "Propôs-lhes Jesus uma parábola para mostrar que é necessário orar sempre sem jamais deixar de fazê-lo." (Lc 18,1). Com isso, compreendemos que o dom da oração é o dom do Espírito Santo mais praticado de todos os tempos, pois, como nos ensinou São Paulo: "Outrossim, o Espírito vem em auxílio à nossa fraqueza; porque não sabemos o que devemos pedir, nem orar como convém, mas o Espírito mesmo intercede por nós com gemidos inefáveis. E aquele que perscruta os corações sabe o que deseja o Espírito, o qual intercede pelos santos, segundo Deus."
.
Paz e Bem!
.
Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox