Arquivo do blog

terça-feira, 9 de fevereiro de 2021

O PECADO DO JULGAMENTO FALSO...


 PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Mc 7,1-13)(09/02/21)

.

Caríssimos, quem muito se ocupa da vida alheia para julgar, criticar e condenar, se perde facilmente, por cometer os mesmos erros que eles ou ainda piores. Creio que o pecado mais cometido na face da terra, é o famigerado julgamento de valor, cujo único objetivo não é a correção fraterna, mas sim a impiedosa condenação dos outros.

.

Com efeito, toda pessoa que vive julgando, criticando e condenando os outros nada mais faz além da projeção dos próprios pecados, como enfatiza são Paulo na Carta aos Romanos: "Assim, és inescusável, ó homem, quem quer que sejas, que te arvoras em juiz. Naquilo que julgas a outrem, a ti mesmo te condenas; pois tu, que julgas, fazes as mesmas coisas que eles." (Rm 2,1).

.

No Evangelho de hoje os fariseus, que se tornaram os grandes opositores de Jesus, se arvoraram em Juízes para condenar o Senhor e os discípulos, ao que Ele respondeu: "Bem profetizou Isaías a vosso respeito, hipócritas, como está escrito: ‘Este povo me honra com os lábios, mas seu coração está longe de mim. De nada adianta o culto que me prestam, pois as doutrinas que ensinam são preceitos humanos’. Vós abandonais o mandamento de Deus para seguir a tradição dos homens”.

.

De certo, meditemos à esse respeito com este texto do livro, "Imitação de Cristo": "Muitas vezes, não nos damos conta de como somos interiormente cegos. Muitas vezes, agimos mal e desculpamo-nos pior. Às vezes, somos movidos pela paixão e julgamos ser por zelo. Repreendemos coisas pequenas nos outros e passamos sobre as nossas, bem maiores.

.

Nunca serás interior e piedoso se não te calares sobre os outros e olhares especialmente para ti. A alma que ama a Deus despreza todas as coisas que Lhe estão abaixo. Só Deus eterno e imenso, enchendo tudo, é consolação da alma e verdadeira alegria do coração." (Imitação de Cristo, século XV, Livro II, caps. 5-6).

.

Paz e Bem!

.

Frei Fernando Maria OFMConv. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox