Arquivo do blog

sábado, 6 de fevereiro de 2021

O REPOUSO DO EVANGELIZADOR...


 PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Mc 6,30-34)(06/02/21)


Caríssimos, o fazer nosso de cada dia requer sempre uma pausa, um momento de descanso, para assim recobrarmos as forças e o entusiasmo que tanto precisamos ao colaborarmos na obra da evangelização. Ocorre que nem sempre isso é possível, então, meditemos na solução que o Senhor Jesus nos ensina, ou seja, recorrermos a Ele em tais situações para nos atermos sem stress, sem culpas ou vãs preocupações.

.

De uma coisa fiquemos certo, a vida não vale pelo o que fazemos, mas sim, pelo que somos diante de Deus e dos homens; isso nos faz entender que a obra da salvação é de Deus, e nós somos muito importantes nela à medida que cooperamos com Ele, ainda que com as nossas limitações e fragilidades.

.

Com efeito, o Evangelho de hoje expressa o quanto é importante a nossa colaboração na obra salvífica do Senhor Jesus, pois, são muitos os precisam da salvação e do nosso empenho para isto. É bem como o Senhor nos mostrou: "Ao desembarcar, Jesus viu uma numerosa multidão e teve compaixão, porque eram como ovelhas sem pastor. Começou, pois, a ensinar-lhes muitas coisas."

.

Ora, "Nesta breve frase, o evangelista apresenta-nos um flash de singular intensidade, fotografando os olhos do Mestre divino e o seu ensinamento. Observemos os três verbos deste fotograma: ver, compadecer-se, ensinar. Podemos chamá-los os verbos do Pastor. O olhar de Jesus não é neutro nem, pior ainda, frio e distante, porque Ele vê sempre com os olhos do coração. E o seu coração é tão terno e cheio de compaixão, que sabe sentir as necessidades, inclusive as mais escondidas das pessoas. 

.

Além disso, a sua compaixão não indica simplesmente uma reação emotiva perante uma situação de dificuldade das pessoas, mas é muito mais: é a atitude e a predisposição de Deus para com o homem e a sua história. Jesus manifesta-se como a realização da solicitude e da bondade de Deus pelo seu povo." (Papa Francisco,Angelus, 22/07/18)

.

Paz e Bem!

.

Frei Fernando Maria OFMConv.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox