Arquivo do blog

domingo, 21 de fevereiro de 2021

RESISTINDO ÀS TENTAÇÕES...


 Homilia do 1°Dom da Quaresma (Mc 1,12-15)(21/02/21)


Caríssimos, meditemos neste primeiro domingo da Quaresma três pontos essenciais para nos atermos seguros no caminho da perfeição eterna pelo qual o Senhor Jesus nos conduz por seu exemplo de vida e por suas graças. O primeiro deles é a maturidade da fé, que indubitavelmente passa pelo deserto, que significa o sacrifício de vencer-se à si mesmo, representado pelo jejum e pela penitência.

.

O segundo, também sumamente importante, trata da resistência às tentações, que se traduz pela não aceitação das sugestões do maligno que são sempre contra Deus contra o próximo e contra nós mesmos; de fato, toda tentação é algo que se nos oferece o maligno para que não tenhamos nenhuma comunhão com Deus e entre nós.

.

O terceiro ponto diz respeito à percepção das nossas fraquezas e as dos outros; e nisso não podemos esquecer que o Espírito Santo está sempre conosco para nos defender, ou seja, Ele nunca nos deixa sós em meios às tentativas traiçoeiras do maligno que se oculta nas tentações; e como vimos, nessas horas Deus envia os seus anjos para nos consolar como o fez com o Seu Filho amado, nosso Senhor Jesus Cristo, nas suas provações.

.

Portanto, caríssimos, quais são as lições que tiramos das tentações sofridas por Jesus antes do anúncio do Evangelho e de enfrentar a cruz? Primeira, as adversidades são o deserto onde somos tentados a não crer em Deus, ou a não obedece-lo; e para atravessa-lo, reforcemos a nossa fé no Seu poder e na Sua consolação, pois Ele nunca nos falta. 

.

A segunda, se encontra nesta exortação de são Paulo: "Não vos sobreveio tentação alguma que ultrapassasse as forças humanas. Deus é fiel: não permitirá que sejais tentados além das vossas forças, mas com a tentação ele vos dará os meios de suporta-la e sairdes dela." (1Cor 10,13).

.

Paz e Bem!

.

Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox