Arquivo do blog

sábado, 27 de fevereiro de 2021

AMOR E ORAÇÃO...


 PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Mt 5,43-48)(27/02/21)

.

Caríssimos, por que a oração está sempre presente em todas as atividades de Jesus, e por isso, Ele a aconselha à todos e em todos os momentos de nossa vida? Porque a oração é como ar que respiramos, ou seja, é a graça permanente que nos sustenta. Como meditamos no Evangelho segundo Lucas: "Propôs-lhes Jesus uma parábola para mostrar que é necessário orar sempre sem jamais deixar de fazê-lo. (Lc 18,1). 

.

Com efeito, a oração é o lugar sagrado onde encontramos a Deus e com Ele dialogamos; felizes são aqueles que sabem escuta-lo e agem conforme foram ensinados, como vemos nas instruções que Moisés deu ao povo eleito na primeira leitura: “Hoje, o Senhor teu Deus te manda cumprir esses preceitos e decretos. Guarda-os e observa-os com todo o teu coração e com toda a tua alma... a fim de que sejas o povo santo do Senhor teu Deus, como ele prometeu”.

.

Então, quais virtudes nos ajudam crescer nesse dom do Espírito Santo e que precisamos pedi-las insistentemente? A convicção de que Deus nos escuta, e de que seremos atendidos; a fé inabalável de que estamos na Sua presença, e a perseverança na busca da santidade. Porque o sentido final de toda oração é a nossa permanência em Deus aqui e por toda a eternidade.

.

Acontece que muitos se ocupam de tantas coisas, muitas das quais inúteis, e por isso se esquecem do dom da oração e de Deus, passando a cultuar os ídolos que lhes convém. E o resultado nefasto desse desvario são as tragédias que vemos à todo instante, todos os dias. Eis a razão do por quê de tantas ofensas, tanta inimizade, e tanta maldade. Pois, na mente em que não existe espaço para Deus, sobra espaço para o maligno, o inimigo de nossas almas.

.

Portanto, caríssimos, a oração é o dom Espírito Santo que nos põe em comunhão com Deus, nosso Pai celestial; por ela falamos com Ele e o escutamos; expomos nossas intenções e desejos e somos atendidos; desse modo, ela se torna portadora de todas as graças e bênçãos do Senhor, e chega a todos os lugares e pessoas por quem oramos, até mesmo àquelas que nos odeiam e nos perseguem.

.

Paz e Bem!

.

Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox