Arquivo do blog

domingo, 28 de fevereiro de 2021

A TRANSFIGURAÇÃO DO SENHOR...


 Homilia do 2 °Dom da Quaresma (Mc 9,2-10)(28/02/21)

.

"Este é o meu Filho amado. Escutai o que Ele diz."

.

Caríssimos, é desse modo que Deus Pai apresenta o Seu amado Filho Jesus aos discípulos Pedro, Tiago e João, e também à nós que escutamos a Sua voz e participamos dessa mesma experiência por meio da fé que os Apóstolos nos transmitiram por seu testemunho de vida. Com efeito, vejamos alguns por menores da Transfiguração do Senhor para assim mergulhamos mais profundamente nesta santa e luminosa experiência.

.

Primeiro, o Senhor Jesus ao conduzir os seus discípulos ao cume do Monte Tabor lhes revela à Sua glória, e confirma que Ele é realmente o Messias enviado por Deus para a salvação do seu povo e de toda a humanidade, porém, não um Messias bélico como queriam os Mestres da Lei e os fariseus, mas sim, como um Cordeiro manso e humilde oferecido em Sacrifício, para expiação dos nossos pecados. 

.

Segundo, Jesus aparece glorioso ao lado de Moisés e Elias, os quais representam a Lei e os Profetas, como a nos dizer: "Eu sou o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo, por isso, cumpro tudo o que estes disseram da parte do Pai a meu respeito." Ou seja, a felicidade eterna que tanto esperamos, advém do Seu Sacrifício Redentor anunciado pela Lei e os Profetas.

.

Terceiro detalhe, ao revelar o Seu Filho, Deus nos exorta a escutar o que Ele nos diz, isto é, a seguir fielmente a Sua Palavra e seu exemplo sem medo algum, porque Ele, o Deus vivo, está no Seu Filho e por isso nada poderá vence-lo, isto é, nenhuma perseguição, injúria, humilhação, sofrimento ou morte, porque Ele é Deus imortal.

.

Portanto, caríssimos, a Transfiguração do Senhor Jesus é uma antecipação da sua gloriosa ressurreição, e o testemunho da Sua presença no seio da humanidade; é ainda a certeza de que Deus Pai se faz realmente presente em nossos sofrimentos e por meio da Sua morte e ressurreição, nos dá a vida eterna.

.

Paz e Bem!

.

Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox