Arquivo do blog

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2021

FESTA DA CÁTEDRA DE PEDRO...


 Celebração da Cátedra de são Pedro (Mt 16,13-19)(22/02/21)


Caríssimos, a Igreja hoje celebra a Festa da Cátedra de Pedro, à quem o Senhor Jesus confiou o pastoreio da Sua Igreja, como vimos no Evangelho de hoje. Esta celebração acontece desde o Século IV e nela a Igreja rende graças a Deus pela missão que Seu Filho Jesus Cristo confiou ao príncipe dos Apóstolos e aos seus sucessores.

.

Convém lembrar que Pedro símbiliza a unidade da Igreja composta pelos bispos, o clero e todos os fiéis reunidos, ou seja, sua autoridade conferida por Cristo Jesus, mantém os fiéis em plena comunhão com o Senhor, formando o Seu Corpo Místico, a Igreja, Sacramento universal da salvação, a parte visível do Reino de Deus neste mundo.

.

No Evangelho de hoje o Senhor Jesus pergunta aos Apóstolos: "Quem dizem os homens ser o Filho do Homem?” Ao que responderam: Alguns dizem que é João Batista; outros que é Elias; outros ainda, que é Jeremias ou algum dos profetas”. Então Jesus lhes perguntou: “E vós, quem dizeis que eu sou?” Simão Pedro respondeu: “Tu és o Messias, o Filho do Deus vivo”.

.

Ao que Jesus lhe disse: “Feliz és tu, Simão, filho de Jonas, porque não foi um ser humano que te revelou isso, mas o meu Pai que está no céu. Por isso eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra construirei a minha Igreja, e o poder do inferno nunca poderá vencê-la. Eu te darei as chaves do Reino dos Céus: tudo o que tu ligares na terra será ligado nos céus; tudo o que tu desligares na terra será desligado nos céus”.

.

Portanto, caríssimos, a Igreja não é um mero organismo humano, mas sim uma instituição divina; pensar a Igreja como um organismo meramente humano é pensa-la sem Cristo. Por isso, é fundamental permanecermos unidos a Pedro, atualmente, o Santo Padre, o Papa Francisco, para permanecermos unidos a Cristo, pois, foi a Pedro que o Senhor confiou o pastoreio do seu rebanho, a administração dos Sacramentos, a salvação das almas.

.

Paz e Bem!

.

Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox