Arquivo do blog

quinta-feira, 23 de dezembro de 2021

A MINHA ALMA GLORIFICA O SENHOR...


 PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Lc 1,46-56)(22/12/21)

Caríssimos, a vida vivida na presença de Deus, nosso Pai celestial, constitui o maior desejo de nossas almas, nada se compara à esse desejo realizado, é isso o que vemos na primeira leitura em que Ana, a mãe do Profeta Samuel, o consagrou a Deus desde o seu ventre e consumou a sua consagração deixando-o no Templo do Senhor à sua inteira disposição para cumprir a sua missão profética.

Com efeito, não vivemos neste mundo por acaso, todos temos uma missão à cumprir e essa consiste em amar e servir ao Senhor em santidade e justiça todos os dias de nossa vida. Porém, nos perguntamos, e como conhecemos a nossa missão? Sem dúvida interagindo com o Senhor por meio da oração, da escuta e prática da Sua Palavra, como vimos nos exemplos de Ana, de Maria Santíssima e de todos os que se entregaram totalmente ao Senhor.

No Evangelho de hoje escutamos o belíssimo cântico do Magnificat cantado por Maria Santíssima depois da sua entrega sem reservas ao Senhor. Prestemos atenção nas suas palavras proféticas, pois, além de glorificar a Deus, proclama o que Ele fez e vai fazer na vida do seu povo e de cada um de nós que o seguimos fielmente no cumprimento de nossa missão.

Comentando esse Evangelho escreveu São Beda, monge e doutor da Igreja: "A minha alma glorifica o Senhor e o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador." Com estas palavras, Maria reconhece, em primeiro lugar, os dons singulares que lhe foram concedidos, e a seguir enumera os benefícios universais com que Deus favorece continuamente o gênero humano.

Embora estas palavras se apliquem a todas as almas santas, adquirem contudo a sua ressonância mais perfeita ao serem proferidas pela bem-aventurada Mãe de Deus, que, por singular privilégio, amava com perfeito amor espiritual Aquele cuja concepção corporal no seu seio era a causa da sua alegria."

Portanto, caríssimos, as palavras de nossa Senhora, são palavras inspiradas e eternas, pois, quem faz a vontade de Deus, fala a vontade de Deus e esta se cumpre na íntegra. Destarte, seguir os exemplos que o Senhor Jesus nos dá nas Sagradas Escrituras, e se deixar conduzir pelo Espírito Santo, é o que nos faz fiéis aos seus propósitos salvíficos de sermos santos como Ele é Santo.

Paz e Bem!

Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox