Arquivo do blog

sexta-feira, 17 de dezembro de 2021

SEGUIR JESUS, É FAZER A VONTADE DE DEUS...


 PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA

(Lc 7,19-23)(15/12/21).

Caríssimos, ao olharmos para o mundo e suas misérias, nasce em nós algumas perguntas urgentes: o que será desse nosso mundo cada vez mais incrédulo e repleto de todo tipo de maldade? Será que existe alguma solução que o transforme num paraíso? Ou será que se tornará um inferno? De fato, se o destino da humanidade dependesse dos homens, este mundo já teria se transformado num caos total.

No entanto, no Evangelho de hoje Deus nos dá a resposta à estas questões por meio das perguntas feitas por João Batista ao enviar seus discípulos ao Senhor Jesus: "És tu aquele que há de vir, ou devemos esperar outro?” "Então, Jesus lhes respondeu: “Ide contar a João o que vistes e ouvistes: os cegos recuperam a vista, os paralíticos andam, os leprosos são purificados, os surdos ouvem, os mortos ressuscitam, e a boa nova é anunciada aos pobres. É feliz aquele que não se escandaliza por causa de mim!"

Comentando esse Evangelho, disse o Papa Bento XVI: "Nos últimos dois, três séculos muitos têm perguntado: "ÉS tu mesmo? Ou será que o mundo precisa ser mudado de uma forma mais radical? Não é assim?" E tantos profetas, ideólogos e ditadores vieram e disseram: "Não é ele! Ele não mudou o mundo! Somos nós"! E criaram os seus impérios, as suas ditaduras, o seu totalitarismo que iria mudar o mundo. E mudou-o, mas de uma forma destrutiva. 

Hoje sabemos que tudo o que restou destas grandes promessas foi um grande vazio e uma grande destruição. Não foram eles. E por isso temos de voltar a ver Cristo e perguntar a Ele: "És tu? O Senhor, à sua maneira silenciosa, responde: "Veja o que eu fiz. Não fiz uma revolução sangrenta, não mudei o mundo à força, mas acendi muitas luzes que formam um grande caminho de luz ao longo dos milénios".

O Senhor disse na sua resposta a João que não é a revolução violenta do mundo, nem são as grandes promessas que mudam o mundo, mas é a luz silenciosa da verdade, da bondade de Deus que é o sinal da Sua presença e nos dá a certeza de que somos amados ao máximo e que não somos esquecidos, não somos um produto do acaso, mas de uma vontade de amor. 

Desta forma, podemos viver, podemos sentir a proximidade de Deus. "Deus está perto", mas muitas vezes nós é que estamos longe. Aproximemo-nos, entremos na presença da Sua luz, oremos ao Senhor, e pelo contato da oração, tornemo-nos luz para os outros." (Papa Bento XVI).

Paz e Bem!

Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox