Arquivo do blog

quinta-feira, 23 de dezembro de 2021

O NASCIMENTO E A MISSÃO DE SÃO JOÃO BATISTA...


 PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA

(Lc 1,57-66)(23/12/21).

Caríssimos, as promessas de Deus são garantias que Ele nos dá para nos atermos seguros das suas obras em nosso favor, desse modo, nos pede apenas que confiemos e esperemos as suas realizações; no entanto, podemos apressar o seu cumprimento pela obediência aos seus santos mandamentos, como nos ensinou São João: "Eis o amor de Deus: que guardemos seus mandamentos. E seus mandamentos não são penosos, porque todo o que nasceu de Deus vence o mundo. E esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé." (1Jo 5,3-4).

A liturgia de hoje trata do nascimento e da missão de São João Batista, filho de Zacarias e Isabel, nascido milagrosamente na velhice de seus pais, que já não podiam mais ter filhos. E como vimos na primeira leitura, ele foi predito pelo Profeta Malaquias: “Eis que envio o meu anjo, e ele há de preparar o caminho para mim; logo chegará ao seu templo o Dominador, que tentais encontrar, e o anjo da aliança, que desejais."

Com efeito, quando estava em pleno cumprimento de sua missão, João foi apresentado pelo Senhor Jesus, nestes termos: “Que fostes ver no deserto? Um caniço agitado pelo vento? Mas que fostes ver? Um homem vestido de roupas finas? Mas os que vestem roupas preciosas e vivem no luxo estão nos palácios dos reis. 

Mas, enfim, que fostes ver? Um profeta? Sim, digo-vos, e mais do que profeta. Este é aquele de quem está escrito: ´Eis que envio o meu mensageiro ante a tua face; ele preparará o teu caminho diante de ti´. Pois vos digo: entre os nascidos de mulher não há maior que João. Entretanto, o menor no Reino de Deus é maior do que ele”. (Lc 7,24-30).

De certo, na profecia de Malaquias que Jesus menciona, também foi dito: "Eis que eu vos enviarei o profeta Elias, antes que venha o dia do Senhor, dia grande e terrível." Isto significa que a atuação de João Batista, é semelhante a do Profeta Elias cujo símbolo é o fogo da purificação, pois, a vinda do Messias é a última etapa em preparação para a vinda definitiva do Reino de Deus e da sua justiça, quando surgirá novos céus e uma nova terra.

Portanto, caríssimos, rezemos com o salmista esta belíssima oração: "Mostrai-me, ó Senhor, vossos caminhos e fazei-me conhecer a vossa estrada! Vossa verdade me oriente e me conduza, porque sois o Deus da minha salvação! O Senhor é piedade e retidão, e reconduz ao bom caminho os pecadores. Ele dirige os humildes na justiça, e aos pobres ele ensina o seu caminho."

Paz e Bem!

Frei Fernando Maria OFMConv.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox