Arquivo do blog

terça-feira, 21 de dezembro de 2021

A CONVIVÊNCIA DA FÉ...


 PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Lc 1,39-45)(21/12/21)

Caríssimos, "O justo vive por sua fé." (Hab 2,4). Ora, mas o que isso significa? Com efeito, existe a fé natural que já nascemos com ela e podemos encontrar Deus por meio das evidências naturais da sua presença; e a fé dom do Espírito Santo, que recebemos no batismo. Assim como a fé natural nos leva à interagir naturalmente com as pessoas e as coisas visiveis; de igual modo a fé dom do Espírito Santo nos leva a conviver com Deus, seus anjos e santos com a mesma espontaneadade da nossa convivência natural. 

A liturgia de hoje nos ensina a viver todo o tempo movidos pelo dom da fé, isto é, convivendo com Deus, seus anjos e santos e entre nós sem a barreira dos nossos limites. De fato, os exemplos bíblicos são evidências da proximidade de Deus junto a nós, nos dando suas graças para interagirmos com Ele segundo a sua santa vontade.

No Evangelho de hoje a Santíssima Virgem Mãe vai ao encontro de Isabel, que estava grávida de João Batista, levando em seu seio o menino Jesus. Com efeito, esse episódio é vivido totalmente em estado de graça, ou seja, imerso no amor de Deus, tornando o convívio de Maria com Isabel um verdadeiro paraíso.

De certo, nesse santo encontro se faz presente a Santíssima Trindade que realiza por meio de Maria, Isabel e João seus desígnios de amor a respeito da nossa salvação, e tudo isso é proporcionado pelo dom da fé; desse modo, o invisível se faz visível e sensível por esse dom maravilhoso do Espírito Santo. Pois, viver em estado de graça, é fazer a vontade de Deus em todos os sentidos de nossa vida. 

Portanto, caríssimos, a Santíssima Virgem Maria e sua prima Isabel, nos ensinam que os nossos relacionamentos precisam ser vividos em estado de graça, isto é, em plena comunhão com a vontade de Deus, para assim cumprirmos os seus desígnios de amor para conosco e por meio de nós para toda a humanidade.

Destarte, o que fora perdido com o pecado no antigo paraíso, agora nos é restituído por meio da fé no Senhor que se faz presente no paraíso de nossa convivência. Por isso, jamais excluamos Deus dos nossos relacionamentos, pois, como nos ensinou são Paulo: "É em Deus que vivemos, nos movemos e somos." (At 17,28a).

Paz e Bem!

Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox