Arquivo do blog

domingo, 19 de dezembro de 2021

VISITAÇÃO...


 Homilia do 4°Dom do Advento (Lc 1,39-45)(19/12/21)

Caríssimos, no Evangelho de hoje, Maria grávida de Jesus, vai ao encontro de sua prima Isabel que ao ouvir a sua saudação fica cheia do Espírito Santo, e começou a proclamar: “Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre! Como posso merecer que a mãe do meu Senhor me venha visitar? Logo que a tua saudação chegou aos meus ouvidos, a criança pulou de alegria no meu ventre. Bem-aventurada aquela que acreditou, porque será cumprido o que o Senhor lhe prometeu”.

Com efeito, esse episódio nos mostra que a Virgem Mãe começa a sua missão evangelizadora prestando socorro à sua prima levando o seu Filho Jesus a ela e a sua família; de fato, quanta alegria e felicidade esse encontro nos traz por vermos que a obra da redenção começa pela Mãe do Senhor desde a sua concepção e termina no alto da cruz ao lhe oferecer em sacrifício ao Pai, recebendo Dele a maternidade universal.

Com isso, percebemos que Maria é toda de Deus e Deus todo de Maria, isto é, Maria gera o Filho de Deus, nosso Senhor Jesus Cristo, para Ele nos tornar participantes da sua divindade, cuja essência é a imortalidade. De fato, esse é o Grande Mistério do qual participamos diretamente mediante o batismo que recebemos para seguirmos o Senhor Jesus como Maria Santíssima o seguiu sendo sua primeira discípula.

Portanto, caríssimos, rezemos humildemente e peçamos ao Senhor a graça da disponibilidade de Maria Santíssima, ela que prontamente se pôs a caminho indo ao encontro de Isabel em sua necessidade e recebeu dela tão calorosa recepção, que nos presenteou com a segunda parte da Ave Maria, que diariamente rezamos com ardente fervor nas contas do Santo Rosário.

Destarte, depois do pecado dos nossos primeiros pais o mundo ficou dividido em dois campos, por um lado, o do silêncio sagrado de Deus que nos acolhe no mais íntimo do seu infinito amor e nos fala ao coração. Por outro, se encontra o barulho infernal do pecado e o demônio que o rege tentando destruir a nossa vida e a obra da criação. 

Todavia, perguntamos, qual o campo escolhemos com o nosso livre arbítrio? Maria escolheu o do silêncio sagrado de Deus e nela o Espírito Santo gerou Jesus que nos dá a salvação. Sigamos, portanto, o exemplo da Mãe do Senhor e façamos da nossa vida o paraíso para que nela habite somente a Santíssima Trindade.

Paz e Bem!

Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox