Arquivo do blog

terça-feira, 27 de setembro de 2022

ESTAMOS AINDA NO TEMPO DA MISERICÓRDIA DIVINA...


 PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Lc 9,51-56)(27/9/22)


Caríssimos, a vida que Deus nos deu é tão maravilhosa que nada se compare à ela, mas isso quando a vivemos segundo os seus desígnios, isto é, amando-o sobre todas as coisas e amando-nos uns aos outros como a nós mesmos, porque isso significa o céu aqui na Terra; fora desse estado graça, o viver humano torna-se um fardo insuportável. 

Com efeito, entrando numa Capela para celebrar a Santa Missa, certa feita, deparei-me com uma jovem cabisbaixa e muito triste, ao sauda-la, perguntou-me: "Frei por que a vida é tão complicada?" Dei-lhe um belo sorriso e respondi: filha a vida é maravilhosa, nós é que complicamos tudo quando não a vivemos segundo os desígnios de Deus.

De fato, quando vivemos segundo os desígnios de Deus tudo em nossa vida torna-se expressão da sua presença. Como seria bom se as pessoas amassem de verdade como o Senhor Jesus nos ensina, não haveria maldade alguma, todos seríamos felizes. Mas, por causa da pecaminosidade que constatamos, a realização dos desígnios de Deus neste mundo torna-se praticamente impossível, a não ser que todos se convertam.

E isso fica mais evidente ainda ao vermos a crueldade com que os algozes assassinaram o Filho amado de Deus sem Ele ter culpa alguma. Como entender a dor e o sofrimento que causaram ao Senhor Jesus? Não tem como entender, porque jamais alguém amou como Ele nos ama; e jamais fez o bem que Ele nos faz. De fato, o que mais nos consola e nos enche de esperança, é a certeza de que o seu sacrifício de cruz não foi em vão, porque nos dá a salvação eterna.

No Evangelho de hoje frente à recusa dos Samaritanos em receber o Senhor Jesus, os irmãos Tiago e João lhe pediram: "Senhor, queres que mandemos descer fogo do céu para destruí-los? Jesus, porém, voltou-se e repreendeu-os." Decerto, "ao repreende-los Jesus os convida à dar o tempo necessário para a realização da conversão deles e ao progresso do Reino. A impaciência dos Apóstolos é muitas vezes a nossa impaciência." 

Portanto, caríssimos, realmente Deus tem sido muito paciente com a humanidade haja vista os horríveis pecados que homens e mulheres veem cometendo, mesmo depois de ter enviado Seu amado Filho para nos salvar. Por isso, creio que o tempo da sua Divina Misericórdia está se esgotando, e que pouco resta para que a sua justiça se manifeste, então, cada um receberá o louvor ou a punição que merece.

Paz e Bem!

Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox