Arquivo do blog

segunda-feira, 26 de setembro de 2022

QUEM QUISER SER O MAIOR SEJA O MENOR DE TODOS...


 PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Lc 9,46-50)(26/9/22).


Caríssimos, sabemos que nem todos os acontecimentos de nossa vida são provocados por nós mesmos, alguns se dão pelas circunstâncias ou por aquilo que foge do nosso controle, outros ainda por aqueles que tentados pelo maligno agem perversamente querendo nos arruinar. Entretanto, como vimos na primeira leitura, Deus jamais nos abandona.

Com efeito, a história de Jó nos ensina que mesmo quando somos atingidos por tragédias que não provocamos, devemos permanecer fiéis até o fim, pois Deus dirige com perfeição a nossa história de vida mesmo quando não entendemos o porquê daquilo que nos acontece. 

Decerto, não sabemos quanto tempo viveremos aqui, por isso, precisamos viver em tudo segundo a vontade de Deus, porque é Ele quem nos governa pela nossa obediência, como Jó afirma na sua oração: “Nu eu saí do ventre de minha mãe e nu voltarei para lá. O Senhor deu, o Senhor tirou; como foi do agrado do Senhor, assim foi feito. Bendito seja o nome do Senhor!” (Jó 1,21). 

De fato, olhando a perfeição da criação nos seus mínimos detalhes percebemos que é assim que Deus cuida de nós por Sua Divina Providência. Ou seja, Ele age no silêncio, conhece o nosso coração e as nossas ações, nos inspira, grava a sua vontade em nossas almas para que lhe obedeçamos e assim sejamos livres de todo mal. 

No Evangelho de hoje "houve entre os discípulos uma discussão, para saber qual deles seria o maior. Jesus sabia o que estavam pensando. Pegou então uma criança, colocou-a junto de si e disse-lhes: “Quem receber esta criança em meu nome, estará recebendo a mim. E quem me receber, estará recebendo aquele que me enviou. Pois aquele que entre todos vós for o menor, esse é o maior”. (Lc 9,47-48).

Portanto, caríssimos, quem deseja possuir riquezas ou algum poder sobre os outros, mas não segue os preceitos do Senhor, contraria a sua vontade, como Ele nos ensina no evangelho de hoje, e isso acontece por falta de inocência, humildade e obediência, virtudes presentes nos que se portam como crianças.

Destarte, escutemos esta exortação de são Paulo a esse respeito: "Vivei em boa harmonia uns com os outros. Não vos deixeis levar pelo gosto das grandezas; afeiçoai-vos com as coisa modestas. Não sejais sábios aos vossos próprios olhos." (Rm 12,16).

Paz e Bem!

Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox