Arquivo do blog

sexta-feira, 23 de setembro de 2022

SERÁ QUE REALMENTE CONHECEMOS O SENHOR JESUS?


 PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Lc 9,7-9)(22/9/22)


Caríssimos, se examinarmos a nossa vida e a grandeza da criação somos tomados pelo desejo de conhecer pessoalmente o nosso Pai Criador, uma vez que Ele se encontra muito além do nosso alcance. No entanto, Ele nos deu a graça de conhece-lo por meio do seu amado Filho, nosso Senhor Jesus Cristo, a quem amamos e seguimos rumo ao encontro definitivo com Ele.

De fato, o Senhor Jesus nos revela por palavras e por obras, quem é Deus Pai, como Ele age, qual a sua vontade, os seus planos a nosso respeito e como será o desfeixo da nossa vida após a morte natural, uma vez que estamos cientes de que tudo na vida de quem o segue se encaminha para a plenitude do seu Reino, para o infinito do seu amor.

No entanto, perguntemos: será que realmente conhecemos o Senhor Jesus e interagimos com Ele ou pensamos que se encontra no céu, e por isso, não interage conosco como gostaríamos? De fato, só é possível responder a essa pergunta mediante a convivência com Ele por meio da fé, da oração pessoal e coletiva, da prática da Sua Palavra de vida eterna, dos sacramentos e da caridade fraterna.

Desse modo, seguindo os seus passos, como dito acima, compreendemos que por esta observância preparamos o nosso devir eterno aonde veremos o nosso Pai Celeste face a face; mas, para isto, à imitação de Cristo, precisamos portar a nossa cruz de cada dia, porque por ela entramos com Ele no Paraíso, na glória do seu Reino. 

No Evangelho de hoje o tetrarca Herodes curiosamente deseja ver Jesus por ter ouvido falar de suas pregações e seus milagres, por isso, confessou publicamente o seu pecado, mas sem arrependimento: “Eu mandei degolar João. Quem é esse homem, sobre quem ouço falar essas coisas?” E procurava ver Jesus." (Lc 9,9).

Portanto, caríssimos, "Herodes tinha o desejo de encontrar Jesus, e quando o encontrou de verdade, quis ver algum milagre e ficou desapontado, porque o único milagre de que precisava era transformar o seu coração de pedra num coração de carne, era a sua conversão, mas permaneceu prisioneiro de si mesmo" e dos pecados que havia cometido. (Mons. Angelo Spina).

Destarte, não basta a curiosidade ou mesmo o desejo de conhecer o Senhor Jesus sem o devido arrependimento, a conversão e o firme propósito de segui-lo, porque Deus se dá a conhecer plenamente aos que o procuram com simplescidade e humildade de coração.

Paz e Bem!

Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox