Arquivo do blog

sexta-feira, 23 de setembro de 2022

TEMPO É VIDA...


 

PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Lc 9,18-22)(23/9/22).

Caríssimos, Deus criou o tempo com a seguinte lei: ele começa e termina para se fazer eternidade; e é nesse intervalo que realizamos a sua vontade ou não, e isso depende de como o usamos. Por isso, tempo é vida, quem dá tempo a Deus recebe todas as graças e bênçãos, e por fim a vida eterna. Mas quem tira o tempo que lhe pertence para dar outras coisas que não a Ele, perde tudo, tempo e vida.

Com efeito, no Evangelho de hoje o Senhor Jesus usa o seu tempo para estar a sós com o Pai em oração, e é desse tempo dado a Ele que nasce suas ações, suas escolhas e decisões, mas também as interrogações que faz aos seus discípulos e às multidões: “Quem diz o povo que eu sou?” E logo percebe que as respostas são confusas.

Todavia, em seguida perguntou: “E vós, quem dizeis que eu sou?” Pedro respondeu: “O Cristo de Deus”. Mas Jesus proibiu-lhes severamente que contassem isso a alguém." Mas, por que o Senhor a princípio não permite que divulguem? Por conta desta revelação: “O Filho do Homem deve sofrer muito, ser rejeitado pelos anciãos, pelos sumos sacerdotes e doutores da Lei, deve ser morto e ressuscitar no terceiro dia”. Ou seja, por conta do "escândalo" da cruz.

De fato, é a cruz do Senhor Jesus que revela ser Ele o Messias: "E quando eu for levantado da terra, atrairei todos os homens a mim." (Jo 12,32). Ou seja, a sua aparente derrota na verdade é a grande vitória do Bem Supremo que vence o maligno, como Ele mesmo disse: "Agora é o juízo deste mundo; agora será lançado fora o príncipe deste mundo." (Jo 12,31).

Decerto, o agir de Deus difere em tudo do nosso, e independente do tempo, porque Nele tudo é eterno. No entanto, Ele nos acompanha de perto, porque estamos em construção trabalhando a nossa salvação, como nos ensinou são Paulo: "Assim, meus caríssimos, vós que sempre fostes obedientes, trabalhai na vossa salvação com temor e tremor. Porque é Deus quem, segundo o seu beneplácito, realiza em vós o querer e o executar." (Fl 2,12-13).

Portanto, caríssimos, a quem estamos dando o nosso tempo? Cuidado com o ídolo mais adorado deste mundo atualmente, o famigerado celular, pois ele tem tomado todo tempo dos seus adoradores deixando-os viciados, perdidos e enganados sem salvação alguma. Quanto a nós podemos usa-lo para evangelizar e ser evangelizados, mas, nunca deixa-lo que tome todo o nosso tempo, para isso nós temos o livre arbítrio.

Destarte, cada um tem a missão de ser santo trabalhando pela santificação de todos, e nada melhor do que usar o tempo que Deus nos deu para a sua maior glória e a salvação das almas.

Paz e Bem!

Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox