Arquivo do blog

domingo, 4 de setembro de 2022

DEIXARAM TUDO E O SEGUIRAM...


 PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Lc 5,1-11)(01/9/22)


Caríssimos, a liturgia de hoje nos conduz ao reconhecimento da nossa condição de criaturas dependentes de tudo, e de quanto a virtude da humildade pode nos ajudar a encontrar o Senhor Jesus e a nos deixar conduzir por Ele, porque somente assim nos sentiremos seguros do verdadeiro sentido da vida, e do chamado à santidade que Ele nos faz.

Na primeira são Paulo mostra à comunidade de Corinto que a sabedoria deste mundo é loucura diante de Deus: "Irmãos, ninguém se iluda: Se algum de vós pensa que é sábio nas coisas deste mundo, reconheça sua insensatez, para se tornar sábio de verdade; pois a sabedoria deste mundo é insensatez diante de Deus." (1Cor 3,18-19a). Ou seja, toda e qualquer sabedoria que não conduz a Cristo, é inútil, porque somente Ele nos salva.

De fato, neste mundo infelizmente a busca da fama, do poder e do prazer tem subido à cabeça de muitos a ponto de desprezarem a Deus e até mesmo negar a sua existência, como se esses pretensos "sábios" fossem autossuficientes o bastante para dizer: "Não preciso, eu me basto a mim mesmo." Quando na realidade não passam de um sopro que a qualquer momento se esvai para sempre.

O Evangelho de hoje narra o episódio da pesca milagrosa em que Pedro e os outros discípulos deixaram tudo para seguir a Cristo, certos de que encontraram Nele o caminho que os conduz a Deus, a plenitude da verdade que os liberta e a vida que não tem fim. E é assim que também nos sentimos, nós que o seguimos fielmente pondo Nele toda a nossa esperança certos de que nos conduzirá para o Reino dos céus, para a glória de Deus.

Portanto, caríssimos, quais lições tiramos desse episódio? De certo, em meio as frustrações desta vida quando tudo parece que está dando errado, escutemos o Senhor Jesus, pois a sua Palavra posta em prática realiza maravilhas. Mais ainda, quando reconhecemos os nossos pecados, como Pedro reconheceu, de imediato ouvimos: "Não tenhas medo! De hoje em diante tu serás pescador de homens”. (Lc 5,10b).

Destarte, esse episódio ainda nos ensina que ao deixar tudo e seguir o Senhor Jesus, os Apóstolos receberam uma nobre missão, corrresponder ao seu chamado dando continuidade à obra da salvação como eles o fizeram, e como a Santa Igreja continua fazendo.

Paz e Bem!

Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox