Arquivo do blog

domingo, 4 de setembro de 2022

NÃO JULGUEIS (II)


 PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Lc 5,33-39)(02/9/22)


Caríssimos, por incrível que pareça, um dos pecados mais cometidos na face da terra é o julgamento indevido do próximo, porque afeta diretamente os que não podem se defender. De certo, o ato de julgar sem a devida autoridade, gera intriga, discórdias e divisão, porque é mal, injusto e tendencioso, levando à destruição da reputação e da boa imagem de muitas de suas vítimas por vezes inocentes.

Na primeira leitura assim escreveu são Paulo a esse respeito: "Quanto a mim, pouco me importa ser julgado por vós ou por algum tribunal humano. Nem eu me julgo a mim mesmo. É verdade que a minha consciência não me acusa de nada. Mas não é por isso que eu posso ser considerado justo. Quem me julga é o Senhor.

Portanto, não queirais julgar antes do tempo. Aguardai que o Senhor venha. Ele iluminará o que estiver escondido nas trevas e manifestará as intenções dos corações. Então, cada um receberá de Deus o louvor que merece." (1Cor 4,3-5). Ou seja, haverá um tempo para o julgamento, e Deus é o único e Justo Juiz que nos julgará com total isenção. Preparemo-nos...

Aliás, são Paulo também escreveu: "Assim, és inescusável, ó homem, quem quer que sejas, que te arvoras em juiz. Naquilo que julgas a outrem, a ti mesmo te condenas; pois tu, que julgas, fazes as mesmas coisas que eles. Ora, sabemos que o juízo de Deus contra aqueles que fazem tais coisas corresponde à verdade.

Tu, ó homem, que julgas os que praticam tais coisas, mas as cometes também, pensas que escaparás ao juízo de Deus? Ou desprezas as riquezas da sua bondade, tolerância e longanimidade, desconhecendo que a bondade de Deus te convida ao arrependimento?" (Rm 2,1-8).

Portanto, caríssimos, evitemos todo e qualquer juízo indevido contra quem quer que seja, pelo contrário, usemos de misericórdia para com todos, como nos ensinou são Tiago: "Falai, pois, de tal modo e de tal modo procedei, como se estivésseis para ser julgados pela lei da liberdade. Haverá juízo sem misericórdia para aquele que não usou de misericórdia. A misericórdia triunfa sobre o julgamento." (Tg 2,12-13).

Paz e Bem!

Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox