Arquivo do blog

quinta-feira, 8 de setembro de 2022

DEUS É O NOSSO ÚNICO E VERDADEIRO BEM...


 PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Lc 6,20-26)(07/9/22)


A fé não é uma teoria, também não é uma filosofia de vida, nem um ente de razão; a fé é um dom do Espírito Santo que nos leva a viver em conformidade com a vontade de Deus. 

E nesta meditação veremos as bem-aventuranças como a via da salvação, que o próprio Senhor Jesus percorre conosco. Então, meditemos com amor e atenção o Pequeno Sermão de hoje. 

Caríssimos, a tendência de quem vê o mundo a partir dos pecados do mundo, é querer pôr a culpa Deus, por isso, não compreende que tudo o que Deus criou são dádivas da sua benevolência para todos, e porque tudo é bom, belo e perfeito, de igual modo deveria ser vivido assim. 

O problema é a tomada de posse do que não nos pertence, por isso, esse comportamento gera desconforto, divisão, ódio, violência e morte.

No Evangelho de hoje o Senhor "Jesus levantando os olhos para os seus discípulos, disse:
“Bem-aventurados vós, os pobres, porque vosso é o Reino de Deus! Bem-aventurados vós que agora tendes fome, porque sereis saciados! Bem-aventurados vós que agora chorais, porque havereis de rir! 

Bem-aventurados sereis, quando os homens vos odiarem, vos expulsarem, vos insultarem e amaldiçoarem o vosso nome, por causa do Filho do Homem! Alegrai-vos, nesse dia, e exultai pois será grande a vossa recompensa no céu; porque era assim que os antepassados deles tratavam os profetas." (Lc 6, 20b-23).

De fato, poderíamos até pensar que o Senhor Jesus está usando de um certo conformismo nesse seu ensinamento, mas na verdade, Ele faz uma inversão de valores, pois, para quem vive apegado às coisas deste mundo dificilmente compreenderá que é Deus quem sofre nos seus filhos e filhas para salva-los de suas provações, como o fez com seu Filho Jesus. 

Desse modo nos ensina que as riquezas e vantagens deste mundo não passam de cinza, porque o verdadeiro Bem é o próprio Deus, e quem a Ele tem nada lhe falta.

Comentando esse Evangelho disse o Papa Francisco: "Aqueles que progridem nestas coisas são felizes e serão bem-aventurados. Deus, para se entregar a nós, escolhe muitas vezes caminhos impensáveis, quem sabe os das nossas limitações, das nossas lágrimas, das nossas derrotas. 

É a alegria pascal de que falam os irmãos e irmãs orientais, aquela que tem os estigmas mas está viva, passou pela morte e experimentou o poder de Deus. As Bem-aventuranças conduzem-nos à alegria, sempre; são o caminho da alegria este caminho tão belo, tão seguro da felicidade que o Senhor nos concede."

Amados irmãos e amadas irmãs, Deus nunca falha, porque é Santo, absolutamente Perfeito em tudo que fez e faz, por isso, é digno de todo o nosso amor e confiança, de todo o nosso louvor e adoração, porque é a Ele que unicamente pertencemos.

Então que toda a nossa vida seja um gradissimo hino de louvor e adoração ao nosso Pai celestial por seu Filho amado, nosso Senhor Jesus Cristo, na graça do Espírito Santo, com Maria nossa mãe amada, são José e todos os santos e santas, aqui e por tada a eternidade. Amém! Assim seja! 

Paz e Bem!

Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox