Arquivo do blog

sábado, 7 de novembro de 2020

DEUS, NOSSO PAI, É O NOSSO MAIOR TESOURO...


 PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Lc 6,1-8)(07/11/20)

.

Caríssimos a nossa liberdade de ser e estar no mundo só é plenamente liberdade quando a vivemos para o Reino de Deus, ou seja, este mundo é o campo onde a plantamos por meio das virtudes e das obras de misericórdia. Porém, precisamos entender que todas as tentações que chegam à nossa mente são artimanhas do maligno, que se postas em prática, levam à perda da liberdade.

.

Esta liturgia de hoje trata de uma das tentações mais constantes, o apego aos bens transitórios ou materiais rias que constitui uma pedra de tropeço para aqueles que neles confiam sem ter em conta que o chamado do Senhor consiste em renunciar à tudo e a nós mesmos para segui-lo. Sem isso não somos dignos de ser seus discípulos.

.

No Evangelho de hoje disse Jesus: "Ninguém pode servir a dois senhores: porque ou odiará um e amará o outro, ou se apegará a um e desprezará o outro. Vós não podeis servir a Deus e ao dinheiro”. Ou seja, o Senhor nos ensina a sermos discípulos livres da ganância, do apego ao dinheiro, para assim sermos ricos diante de Deus. Também nos ensina uma pequena regra de vida: sermos honestos e precisos tanto nas pequenas coisas, como nas grandes.

.

Com efeito, "Ele também nos pede para vivermos como se as coisas que fazemos fossem as mais importantes do mundo sabendo que nada há de inútil aos olhos de Deus, nem mesmo no trabalho às vezes chato, ou nos afazeres da casa, ou ainda no esforço que fazemos para suportar um trabalho difícil; se feitos com cuidado, eles se tornam um esplêndido testemunho de nossa fé." (Dom Armando Bazzicalupo).

.

Portanto, caríssimos, neste mundo tecnológico, "o que conta para os homens, e para os fariseus em particular, é ter, poder e aparecer cada vez mais. Esses são os ídolos que ocupam o lugar de Deus, tornando os homens gananciosos e hipócritas. Devemos, pois, fazer uma escolha clara e corajosa por Jesus, sacudindo esse lastro pesado que impede o caminho para Deus, nosso Pai, verdadeiro tesouro, que não se corrompe e nem se esgota." (Mons. Angelo Spina).

.

Paz e Bem!

.

Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox